UOL Notícias Tecnologia

02/05/2008 - 10h01

Escolha dos periféricos ajuda no desempenho de jogos no PC

CHARLES NISZ | Para o UOL Tecnologia
Teclado e mouse também devem ser escolhidos com cautela para tirar o máximo desempenho dos jogos no computador.

"Em alguns casos, mouse e teclado ruins arruínam todo o trabalho para configurar o computador adequadamente", explica Marco Quezada, especialista em "tunar" micros para games.

Teclado com letras e números que acendem, com layout mutante (que ficam apagados e acendem com a nova configuração) e até "máscaras" para cada tipo de jogo estão entre as opções disponíveis. "O tipo de jogo e as funcionalidades desejadas pelo jogador são critérios primordiais para guiar a escolha", complementa Quezada.

Ergonomia, configuração de comandos, teclas antiderrapantes e com tempo de resposta melhor são alguns dos quesitos para orientar você na escolha do teclado ideal. "Atualmente, alguns teclados tem sensibilidade diferente para a pressão no lado esquerdo [local dos comandos na maioria dos jogos]".

Outra das funcionalidades são teclados com luzes. O modelo escolhido por Quezada (da Razer) tem luzes nas teclas. "Assim não preciso acender a luz do quarto para jogar noite adentro", justifica.

Quezada cita outras opções, como layout configurável (da Zboard), teclados nos quais é possível trocar o layout convencional por uma "máscara" com atalhos específicos para cada jogo e teclados com display.

"Alguns teclados vem com um display LCD no centro —caso do G15, da Logitech. Com o display, o jogador tem informações sobre a munição restante (em jogos de tiro), quantas vidas ainda restam e outras informações relevantes para o jogo".

Rato esperto

Aguns jogos usam a seta do mouse como recurso para mira. Isso traz importância para o equipamento do computador. "Um mouse inadequado prejudica o desempenho em jogos onde a mira é um dos componentes da disputa", afirma Quezada.

Mouses desenvolvidos para jogos podem ter resolução de até 4.000 dpi. Isso é quatro a cinco vezes mais do que um mouse convencional.

"Mouses cuja orientação é feita 'pela bolinha' não são a melhor escolha", explica ele. Apelar para mouse óptico é uma solução, mas ainda assim podem surgir problemas.

"Até a cor do mousepad pode atrapalhar a orientação do mouse óptico. Um mouse a laser resolve o problema", diz ele. Mas a sofisticação tem um preço: um mouse como esse chega a custar R$ 350.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host