UOL Notícias Tecnologia

03/07/2008 - 12h31

Problemas em serviços da Telefônica dificultam acesso à Internet

Da Redação
(Atualizada às 20h11)

Órgãos do governo e usuários domésticos do Estado de São Paulo estão com dificuldades para acessar a Internet por conta de uma severa falha técnica nos serviços de transmissão de dados da operadora Telefônica.

Em alguns casos a conexão está lenta e em outros não é possível completar a conexão. O problema foi detectado desde a tarde de quarta-feira (2) e se intensificou no início da madrugada de hoje.

CAOS NA INTERNET
Crédito
Agência da Eletropaulo, na Faria Lima, anuncia já na entrada o caos na Internet
Flávio Florido/UOL
Agência vazia no Poupatempo da Estação da Luz. Usuários só podem retirar documentos ou dar entrada à CPF e RG
POUPATEMPO: ATENDIMENTO PARCIAL
TELEFÔNICA PODE SER MULTADA
PANE PROVOCA PREJUÍZOS
40 MILHÕES FORAM AFETADOS
TELEFÔNICA: EVENTO É COMPLEXO
A Telefônica informou, em nota, que a pane que afeta desde ontem as redes de transmissão de dados em empresas e nos governos estadual, federal e municipal é um "evento técnico complexo e raro". A companhia não esclareceu qual o tipo de problema, mas afirmou que até o final da noite de hoje terá concluído o "rastreamento técnico completo, podendo chegar a uma conclusão sobre as causas do problema técnico parcial que a rede de dados está enfrentando"

Na Grande São Paulo, órgãos como as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Detran e Poupatempo estão sem sistema.

Boletins de ocorrência não estão sendo feitos. Para caso de flagrante, testemunhas e detidos têm de aguardar até o sistema voltar, diz a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Na agência do Poupatempo da Estação da Luz, no município de São Paulo, funcionários estão com dificuldades de acessar o sistema desde às 12h30 de ontem.

Caminhões, convocados para auxiliar no movimento extra das férias como agências móveis, estão reforçando o atendimento nas unidades da Sé, Santo Amaro, Itaquera e São Bernardo.

Os veículos só oferecem serviços de emissão de primeira via do RG e atestado de antecedentes criminais —outras expedições, como CPF, carteira de trabalho e seguro desemprego estão sendo feitas à mão nas agências.

O supervisor da unidade da Estação da Luz, Antonio Praça, orienta os cidadãos que procuram os serviços a ligarem para o número 0800-7723633. Po enquanto, o telefone informa não haver previsão de solução na falha.

Já a gerente da agência da Sé, Cândida Schwenck, pede que os usuários só voltem ao Poupatempo na próxima segunda-feira (7). "Mesmo que a conexão volte amanhã, tememos uma superlotação nas agências", explica.

Em dia de caos na Web, Poupatempo tem funcionamento limitado

Os serviços da Eletropaulo, companhia de energia elétrica, têm certa lentidão. Na agência da avenida Brigadeiro Faria Lima, na capital, quem procura atendimento encontra um aviso indicando a "falta de sistema".

Alternativas

Enquanto os serviços de acesso rápido à Internet não voltam a operar normalmente, a agência da Nossa Caixa, localizada na Estação da Luz, no centro de São Paulo, usa conexão discada para realizar os serviços. Usuários que procuram o banco encontram dificuldades para serem atendidos.

Mas a alternativa nem sempre dá certo. Usuários afirmaram que também estão com dificuldades de acessar a Internet por outras redes, como as de celular da operadora Vivo (que pertence à Telefônica). A assessoria de imprensa da operadora móvel informa que ainda não recebeu reclamações sobre qualquer instabilidade em sua rede.

Até agora, a operadora não informou as causas da pane e apenas diz que o problema é um "evento técnico complexo e raro" que atinge a rede MPLS (sigla para "Multiprotocol Label Switching") da Telefônica —o que afeta diretamente o Speedy— e não tem previsão de quando o problema será resolvido.

Contudo, a Telefônica afirma que já mobilizou engenheiros e técnicos especialistas em hardware para diagnosticar os motivos da falha até o final da noite de hoje (03/07). A central de atendimento ao cliente chegou a informar que o serviço seria restabelecido somente após as 22 horas.

O que diz a Anatel

A Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda está apurando os motivos da pane nos serviços de transmissão de dados da Telefônica. Por enquanto, não há estimativa do total de usuários afetados, nem dos serviços que estão indisponíveis.

A Anatel também não informou quais tipos de punições a Telefônica pode sofrer pelo transtorno gerado aos usuários, que contabilizam um quarto de todos os internautas que utilizam banda larga no Brasil, segundo a consultoria de telecomunicações Teleco.
Mais
CET, Detran e Poupatempo também ficam sem sistema
Sistema cai e polícias de SP não podem registrar B.O.
Bug da Telefônica deixa Polícia e outros órgãos de SP sem sistema
Falha prejudica usuários do Speedy
Pane afeta sistema de registros policiais em São Paulo
Falha em rede atinge conexão à internet no Estado de SP

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    (Atualizada às 20h11) %>