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29/09/2008 - 10h31

Crie seu blog e coloque-o na rede

BÁRBARA AXT | Para o UOL Tecnologia
Para começar o seu blog, é preciso escolher uma ferramenta de publicação e armazenamento —é lá que os posts serão guardados e é pela ferramenta que você fará a atualização. Você pode, por exemplo, utilizar os serviços do UOL para criar o seu gratuitamente.

Depois de escolher onde ele será armazenado, hora de definir como montá-lo. Confira, a seguir, algumas dicas:

Codinome ou nome verdadeiro?

O primeiro passo na hora de criar um blog é decidir se vai usar o seu nome verdadeiro, mostrar suas fotos e tudo mais, ou se vai usar um codinome para manter a privacidade.

BLOGS AJUDAM A EMAGRECER
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Alguns blogueiros começam com um nome falso, sem mostrar o rosto, e depois, aos poucos, vão se sentindo tão à vontade que acabam abrindo o jogo e usando o nome verdadeiro.

É o caso, por exemplo, de Larissa Bertani, do "Meu Emagrecimento" que começou a blogar com o codinome Sara, mas que depois de um tempo resolveu revelar nome e sobrenome e contar sua historia abertamente. Valentina, do blog "Vou Ser Melhor" também.

Blog aberto ou fechado?

Manter o blog aberto e acessível, ou fechado apenas para os amigos e pessoas que pedirem autorização, é outra das decisões que você deve tomar. Com um blog fechado, é possível garantir sua privacidade —mas dificulta outras pessoas de te conhecerem.

A decisão é sua, sempre sabendo que é possível mudar de idéia no meio do caminho e alterar as configurações do blog.

Clean ou pop?

Aberto ou fechado, anônimo ou com nome e sobrenome. Agora, é a hora de escolher se ele vai ser um blog clean ou cheio de enfeites. Reguinhas de peso, selinhos, imagens piscantes, músicas, mensagens motivacionais, tudo vale a pena para deixar o blog com a cara da dona. E deixar a dona animada a continuar perdendo peso.

No Ticker Factory, você pode criar uma régua de perda de peso, definindo o peso inicial, o objetivo final, e atualizar o progresso.

Já o My Virtual Model permite criar uma modelo (tipo um avatar de jogo) semelhante a você, mas com o peso que quiser, para ajudar a se visualizar com o peso diferente.

Se quiser imagens fofinhas ou com mensagens motivacionais, o que não faltam são sites oferecendo gifs. Alguns deles são o Anime seu Espaço, Magia Gifs, Minhas Gifs ou Gliterfy.

E claro, se você não quiser nada disso e quiser começar logo a escrever e atualizar o blog, tudo bem, mãos à obra!

Tipo de atualização

Depois de definir o 'layout' do seu diário virtual, hora de partir para a atualização.

Nessa hora você vai decidir se vai postar seu cardápio todo dia ou não, se vai contar a sua vida ou vai postar artigos de revistas e informações sobre emagrecimento.

A Lúcia, do "Vencendo Obstáculos", por exemplo, é uma das que costuma postar vários artigos, mas não fala tanto da vida pessoal. Já a Vânia, do "Emagrecimento Definitivo", usa o blog praticamente como uma auto-análise, e para refletir sobre vários assuntos.

Aqui, também entra uma decisão muito importante: qual vai ser seu método de emagrecimento? Tem gente que vai a reuniões dos Vigilantes do Peso, tem gente que faz a dieta dos Pontos Ativos, tem gente que conta calorias inteligentes, tem quem siga a dieta de Palm Beach e tem aquele pessoal que tenta só ficar de olho para não abusar. Cada uma tem seu método e em alguns casos vale a pena experimentar mais de um para achar o seu caminho.

A Caroline, do "Operação Metamorfose", fez até mesmo uma página em seu blog apenas para explicar a Dieta Sem Dieta. Já a Selma, do "Batalha Contra a Gordura", usou a dieta de Palm Beach como impulso em um momento mais difícil.

A freqüência dos posts é importante. Alguns postam várias vezes por dia, tem gente que aparece uma vez por semana. O importante é manter a constância. Afinal, o mais difícil não é começar, mas sim continuar depois dos escorregões.

Zá, do "Light Forever" é uma das que postam praticamente todo dia, assim como a Thais, do "Alimentação e Saúde".

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