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29/09/2008 - 10h32

Criar uma comunidade estimula a divulgação do blog

BÁRBARA AXT | Para o UOL Tecnologia
Não basta blogar, tem que visitar os outros e fazer visitas. Na verdade, se estiver sem tempo, você pode não fazer nada disso mas, sem sombra de dúvida, a sensação de pertencer a uma comunidade, ou pelo menos de ter uma ou duas pessoas para trocar idéias e angústias, aumenta muito as chances de sucesso.

Isso faz com que outras blogueiras entrem no seu site e façam comentários, e se ajudem. É bom também ler os sites dos outros, para recarregar as baterias e lembrar dos objetivos, ver o que cada uma está fazendo.

BLOGS AJUDAM A EMAGRECER
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COMUNIDADE AJUDA NA DIVULGAÇÃO
"Eu gosto de gente, ao vivo ou nesse contato virtual, que de virtual só tem a forma: por trás de cada caractere digitado existem cabeças, corações, almas. E isso é muito real. Energia não é virtual", conclui Beth.

Como qualquer comunidade, essa parte da convivência também traz intrigas e picuinhas. Tem gente que até mesmo desiste do blog por causa disso. Além das diferenças de opinião, normais e saudáveis, alguns comentários podem ser simplesmente desagradáveis ou ofensivos. Nesse caso, aprovar os comentários antes da publicação pode ser uma boa solução.

"Sempre tem alguém que não pensa da mesma forma que você, e eu já recebi alguns comentários desagradáveis. Como meu blog existe desde 2004, houve uma época em que fui bem criticada. Mas hoje em dia é raro," explica Selma. "Conheço blogs que são alvejados de criticas sempre, mas acho que o meu não é famoso o suficiente para ter esse problema", se diverte.

Algumas polêmicas vão sempre existir, como, por exemplo, entre as pessoas que são a favor ou contra a gastroplastia (cirurgia de redução de estômago), ou o uso de medicamentos. E o melhor é se preparar para ouvir gente com opiniões contrárias. Quem sabe em uma dessas você acaba aprendendo alguma coisa nova?

E depois que o blog estiver a todo vapor, você já tiver aprendido a superar os obstáculos e tiver feito algumas amizades —e perdido peso também, lógico— é a hora de passar adiante o que aprendeu e dar dicas para as outras pessoas.

Flávia, do 'Obesa a Sarada', usa o blog para manter o foco nos seus objetivos, e explica: "Uma das razões mais importantes para eu criar o blog foi para motivar as pessoas. Queria mostrar que consegui emagrecer quase 60 kg sem tomar remédios, sem ter feito cirurgia ou dietas malucas", explica.

"Gostaria muito que meu blog ajudasse outras pessoas, porque penei muito para descobrir o óbvio [que não existe milagre para emagrecer] e gostaria de passar isso, a verdade que descobri, para os outros," lembra Selma.

Já Beth lembra que, na verdade, o caminho é de mão dupla: "O blog me ajuda porque eu me sinto, de certa forma, responsável por transmitir mensagens positivas. E como eu poderia transmitir isso e não a vivenciar? Então, quando as pessoas dizem que se beneficiam lendo meu blog, eu digo com total sinceridade que sou eu quem ganho".

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