UOL Notícias Tecnologia

02/12/2008 - 07h00

Emissoras já têm projetos em andamento

SILVANA SALLES | Para o UOL Tecnologia
Não adiantará nada ter uma televisão digital com alta definição e conversor embutido, pronta para operar de forma interativa, se as emissoras de televisão não tiverem produtos para oferecer especificamente ao usuário da TV digital. Por isso, na trilha da transição do sistema analógico para o digital, os canais já elaboram planos para cativar os telespectadores.

Em São Paulo, todas as emissoras de TV aberta já transmitem a programação em sinal digital, mesmo que os programas não tenham sido convertidos para alta definição. Da gigante Globo à pequena Gazeta, os executivos e técnicos das emissoras têm feito investimentos em produção, testes de multiprogramação e desenvolvido aplicativos interativos.

A líder global tem hoje 13 horas semanais de programas em alta definição. Três de suas emissoras estão funcionando em sinal digital no país (na capital paulista, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro) e três de suas afiliadas também (Porto Alegre, Goiânia e Curitiba). Uma quarta, em Campinas (interior de São Paulo), estreará suas transmissões digitais na quarta-feira (3).

Por meio de sua assessoria, a Rede Globo afirmou que já desenvolve conteúdo interativo para ser lançado após a finalização do Ginga. Aplicativos para o Carnaval, os Jogos Panamericanos e o reality show "Big Brother" já estão em produção. Outras 12 aplicações devem ser feitas em 2009.

O SBT pretende substituir gradualmente seu conteúdo analógico pelo formato HD. O programa de auditório "Domingo Legal" e "Hebe" já são produzidos em alta definição, assim como o humorístico "A Praça é Nossa" e o reality show "Supernanny".

Seriados americanos como "Chuck" e "Smallville" e alguns filmes também chegam às telas de TV com qualidade de imagem digital. A próxima novela da emissora, "Revelação", também é gravada em HD.

No entanto, desenhos, filmes e séries antigas não possuem quaisquer perspectivas de ganhar o novo padrão de imagem, pois dependem dos fornecedores do canal. Assim, os clássicos "Chaves" e "Tom e Jerry" continuarão como sempre foram.

Já a Cultura, que hoje não oferece nenhum programa em alta definição, pretende aproveitar o espaço de multiprogramação para oferecer um canal dedicado à educação à distância. Segundo o engenheiro-técnico José Chaves, este novo canal será operado como parte da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), vinculada à Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo.

Além disso, os estúdios e a equipe de jornalismo estão recebendo novos equipamentos e dois programas estrearão em alta definição no início de 2009: o infantil "Cocoricó", já conhecido do público, e a produção de dramaturgia "Direções". Investimentos em interatividade privilegiarão a promoção da cidadania, afirma Chaves.

Band, Record e Rede TV foram procuradas pela reportagem do UOL Tecnologia, mas não responderam às perguntas sobre seus planos na TV digital.

Pequenas também têm vez

Detentora de poucos pontos no Ibope, a regional TV Gazeta também investe em modificações para atender o ainda restrito público da TV digital em São Paulo.

Segundo o superintendente da emissora, Silvio Alimari, a emissora está operando em dois canais digitais. Um deles transmite a programação também disponível no sinal analógico, enquanto o outro exibe, em caráter experimental, conteúdo produzido pelas equipes de jornalismo e esportes, o comercial "Best Shop" e programas dos alunos da Faculdade Cásper Líbero.

Além disso, a emissora optou por investir também em projetos de interatividade. "Interatividade tem prioridade total. Já temos um setor de tecnologia produzindo conteúdo para entrar no ar assim que ela vier", conta Alimari, que afirma que as aplicações serão "projetos inovadores e realmente interativos com os programas". O diretor dá ainda uma prévia do que irá entrar no ar: "o telespectador vai poder interagir com a Palmirinha enquanto ela estiver fazendo a receita, poderá tirar suas dúvidas durante o programa".

A MTV, detentora de uma programação bastante segmentada, também tem em vista novidades para a TV digital. O diretor de engenharia Valter Pascotto diz que os programas "Quinta Categoria", "15 Minutos", "Rock Gol", "Lavanderia", "Debate MTV", "Gordo Visita" e todos os programas animados já estão sendo produzidos em HD. "A previsão é nos próximos três anos termos toda a programação em HD", afirma.

Pascotto vê a questão da interatividade como uma evolução natural na história da emissora. "A interatividade está presente na MTV há muitos anos, seja por meio da Internet, celular ou telefone", diz o engenheiro. "Já temos alguns projetos preparados e estamos aguardando a questão dos receptores para lançá-los".

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host