Google TV quer levar os serviços da web para a televisão. Na imagem, o Google Mapas
Em maio deste ano, gigantes da tecnologia anunciaram a Google TV, televisor com a plataforma do buscador que “junta o conforto da TV de casa com a facilidade da internet”, segundo o próprio Google. A Sony, parceira da iniciativa, aproveitou a IFA 2010 – quando as atenções do mundo tecnológico estão todas voltadas para Berlim – e apresentou no evento o aparelho que colocará toda a teoria na prática: a Sony Internet TV. Mas essa “estreia” da Google TV com o público pecou justamente no que promete revolucionar, que é a interatividade.
No estande da Sony, os interessados na novidade não puderam fazer buscas por conteúdo nem acessar programas compatíveis com a plataforma Android – algumas das promessas feitas em maio. Nem as funções básicas oferecidas pelo controle remoto foram liberadas. Os visitantes da IFA 2010 que querem conhecer mais a novidade, como a reportagem do UOL Tecnologia, devem se contentar em assistir a um vídeo de exibição da novidade. Exatamente como acontece na TV tradicional.
Se tudo funcionar como mostram os vídeos, o foco da iniciativa está mesmo voltado para as buscas, levando para a televisão o que já é feito no computador. Também será possível, por exemplo, consultar redes sociais durante um jogo de futebol – isso, é claro, se o time estiver ganhando – ou assistir a seriados disponíveis em streaming. Mesmo que os vídeos estejam em flash, o sistema do Google abrirá sem problemas, pois ele virá com o plugin 10.1 do Flash Player, da Adobe.
Sony Internet TV deve ser lançada em novembro, na Europa. Preço ainda não foi divulgado
Além das buscas, será possível navegar pela web, sem que a página fique distorcida. No exemplo “intocável” do estande, o vídeo mostrava um acesso ao site da FIFA 2010, durante um jogo da seleção brasileira de futebol. A página ocupou toda a tela da TV, sem muitas alterações gráficas.
De acordo com o fabricante, o produto será lançado em novembro na Europa e, um pouco antes, nos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre preço sugerido. A Sony Internet TV será a primeira televisão a receber a plataforma do Google. O equipamento será feito em parceria com a Intel (que fornecerá o processador Atom), a Logitech (que fornecerá acessórios para a navegação, como controles remoto) e o Google (que disponibilizará o sistema Android e navegador Chrome OS).