!
|
16/01/2006 - 22h57 Conheça o concorrente gratuito do Access Bruno Aragaki Incluído a partir da versão 2.0 da suíte, o novo programa foi criado para competir com o Access, do Microsoft Office. Assim como os outros programas do pacote, a interface e os comandos são bastante parecidos com os do concorrente pago. Para instalá-lo, os procedimentos são os mesmos que o dos outros programas. Depois de feito o download e aberto instalador, é possível optar por instalá-lo sozinho, sem os restante da suíte. Caso você já tenha outro componente do OpenOffice instalado (como o Impress, o Writer ou o Calc), basta seguir os seguintes procedimentos: Localize a pasta "OpenOffice 2.0 Installation Files", que foi criada quando você instalou algum programa do OpenOffice pela primeira vez no seu micro. Você pode utilizar o recurso de pesquisa do Windows para ajudá-lo (Iniciar > Pesquisar > Arquivos ou Pastas). Abra a pasta e clique no arquivo "setup.exe". Esteja certo de ter aberto a pasta do OpenOffice antes de clicar no arquivo de setup, já que você clicará em um arquivo executável (que vai instalar um programa no seu micro). Ele vai abrir o programa de instalação do OpenOffice. Clique Avançar e, quando surgir a tela abaixo, escolha a opção "Modificar" e dê Avançar. Você será levado àquela caixa de opções em que se escolhem quais programas do OpenOffice instalar. Para o Base, selecione "Base do OpenOffice.org". Escolha "Esse recurso será instalado no disco rígido local" e avance.
A instalação será concluída e, em poucos minutos, você terá um novo programa para seus bancos de dados disponível. Base de dados, para quê? A essa altura, muita gente pode estar se perguntando: "Mas, afinal, para que eu quero um programa de base de dados?" Mesmo para o usuário doméstico, esse tipo de programa pode ser útil: você pode montar um catálogo com seus livros, CDs, receitas ou endereços. O Assistente de Tabelas o auxilia nessas tarefas. Suponhamos que você queira criar uma lista com todos os seus livros. No Assistente de Banco de Dados, selecione "Criar um novo banco de dados" e dê "Próximo". Selecione a opção "Não registre o banco de dados" na tela seguinte. Para ter ajuda do assistente também na criação da tabela do seu banco de dados, escolha a opção "Criar tabela usando o Assitente de Tabelas". Clique em Concluir e dê um nome para o seu arquivo. Na seqüência, será aberto o Assistente de Tabelas. Escolha "Pessoal", no campo Categoria, e veja a lista de Exemplo de Tabelas. Já há um modelo para Bibliotecas. Selecione os campos que você deseja incluir no seu catálogo pessoal. Para isso, dê duplo clique em cada um dos "Campos disponíveis".
No nosso exemplo, incluiremos apenas seis campos: Notas, AnoCopyright, Editora, Classificação, Título e IDLivro. Dê Avançar. Em seguida, você deverá definir o formato dos campos de sua tabela. Não se assuste com os nomes que encontrará agora. Apesar de parecer técnico, o procedimento é simples.
Em nome do campo, você deve colocar o nome da coluna que está criando na sua tabela. Vamos utilizar o campo "Notas", por exemplo, para guardar os nomes de autores dos livros. Por isso, substituiremos o termo Notas por "Autor". Em tipo de campo, você escolherá que tipo de dados serão inseridos (números simples, horários, preços, datas, palavras). Escolha Texto (fixo), já que o nome do autor será informado em formato de texto (e não números, por exemplo). Em Entrada Obrigatória, escolha "Sim", para que seja necessária a inserção do nome do autor em todos os registros de livros de sua biblioteca, ou "não", caso você queira tornar esse dado facultativo. Em tamanho, você define quantos caracteres poderá ter, no máximo, o nome do autor. Você é quem decide. Na próxima tela, você deverá selecionar "Criar chave primária" e, então "Usar campo existente como chave primária". Selecione, na lista "IDLivro", que é o campo referente ao código que cada livro seu terá. Esse código será a chave primária de sua tabela, ou seja, o número que o banco de dados usará para fazer o controle. Na tela seguinte, dê um nome para a sua biblioteca e dê Concluir. A sua tabela está pronta. Ao dar duplo clique sobre ela, você verá a tela abaixo. Aí você pode introduzir os dados de seus livros. Tome o cuidado de utilizar letra maiúscula para a primeira palavra de todos os campos.
Para fazer a busca, clique no ícone "Executar consulta". O resultado aparecerá logo acima de sua tabela.
| |||||||||||||