21/09/2007 - 07h04 Por que IPTV não é TV pela Web? Paulo Rebêlo* Para o UOL Tecnologia Para entender melhor a diferença entre IPTV e WebTV, a engenheira de sistemas do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), Paulyne Jucá, explica: "televisão pela Internet (WebTV) é transmissão de áudio+vídeo+aplicação sobre IP, mas não existe o mecanismo de garantir a qualidade de serviço, o famoso QoS (Quality of Service) que regula atraso, variação de atraso e nível de perda de pacotes, além da taxa de transmissão".
Na vida real, significa que pela Internet de hoje não há um fluxo devidamente estabilizado dos pacote de dados. É por isso que na hora de assistir vídeos por streaming há uma espera para "carregar" o conteúdo e, geralmente, pausas durante a exibição. Afinal, sua conexão pode não ser boa o suficiente ou, quem sabe, estar em uma rede saturada por conta do horário ou excesso de conexões simultâneas. Não há garantias.
No IPTV, isso não pode (ou não deve...) acontecer. Porque a conexão é efetivamente banda larga até o set-top box ligado à televisão, garantindo o fluxo de pacotes de modo transparente para o usuário. Paulyne Jucá explica que, deste modo, IPTV é geralmente usado em redes fechadas, isto é, de modo exclusivo para uma única aplicação. Justamente o caso das ofertas no Brasil pelas operadoras de telefonia. - Mais
- IPTV é o futuro da televisão com banda larga
- Entenda como funciona a IPTV
- IPTV começa a chegar ao Brasil
- Por que IPTV não é TV pela Web?
- Cobertura da IPTV será restrita
- O que esperar do conteúdo da IPTV?
- IPTV: como fica a TV Digital?
|