UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

08/08/2008 - 07h00

Boa performance de notebooks garante jogabilidade até em games mais exigentes

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Colocados lado a lado, os três laptops tiveram excelente performance ao rodar jogos com gráficos de boa qualidade, como o simulador de corridas automotivas Need for Speed.

Na verdade, isso era esperado devido à configuração deles. No caso específico do jogo automobilístico, a sensação de velocidade gerada pelos notebooks Amazon PC Gamer, Microboard Orion e Mirax GX 7000 é incrível.

A prova de fogo, no entanto, foi mesmo com o jogo Crysis, o atual terror dos computadores medianos ou até de boa performance. Como requisitos mínimos, Crysis pede CPU com 2 GHz, 1GB de RAM, placa de vídeo aceleradora 3D com 256 MB de memória (o equivalente ou superior a GeForce 6800GT) e DirectX 9.0 ou superior.

Devidamente instalado nas três máquinas, o jogo rodou sem problemas. Nenhuma delas travou ou apresentou lentidão no desenrolar do game.

Veja fotos dos notebooks gamers

É bom lembrar que as três máquinas têm os requisitos mínimos, sendo que Orion e Gamer passam com folgas no quesito placa de vídeo (ambos tem GeForce 8700GT, mas o Microboard sai de fábrica logo com duas), enquanto Mirax GX 7000 tem exatamente a GeForce 6800GT.

Na prática, pouco muda. Os gráficos incríveis do jogo são muito bem reproduzidos nas três máquinas, que oferecem tela de 17 polegadas. Os visores das três mantêm um excelente nível, tanto para games como para filmes.

Por pouco, com cores um pouco mais vivas e cristalinas, a vantagem fica para o Gamer —mas a diferença na resolução somente é percebida com os três computadores colocados lado a lado.

Velocidade de instalação e inicialização

No geral, a performance de velocidade, tanto para instalar como para iniciar os games, é melhor no Orion —o que já era esperado, por se tratar do único com processador Intel Core 2 Quad Q6600.

Por falar em processador, é importante notar que, em um mês de testes, o notebook da Microboard não apresentou problemas —mas deve-se levar em conta que o Intel Quad 2 Core foi desenvolvido para PCs, e não para laptops.

O Crysis é um dos games mais pesados da atualidade, ao lado dos igualmente famintos Assassin's Creed, Gears of War, Mass Effect e GRID.

Trata-se de um jogo de tiro, em primeira pessoa, com gráficos realistas e reações físicas - dos personagens - similares à realidade. Se fosse um filme, poder-se-ia dizer que com tanto gasto em efeitos especiais, os desenvolvedores se esqueceram da história.

Afinal, o ponto de partida do jogo é um meteoro que cai na Coréia do Norte. Um membro da Força Delta do exército dos Estados Unidos -no caso, o jogador- é enviado para investigar o ocorrido, e daí para uns alienígenas surgirem na parada é um pulo. Os gráficos são impressionantes.

CONHECE O CRYSIS?
Em longo prazo, é possível que efeitos como aquecimento (embora o Orion tenha quatro "ventiladores" sob a carcaça) ou alta mobilidade do laptop tenham influência no chip.

Ainda no quesito desempenho, o Amazon PC Gamer fica em segundo, com o Mirax em terceiro. Durante os jogos, não há variação. Porém, durante operações como instalação e desinstalação de programas ou outras tarefas do dia-a-dia, percebe-se a diferença.

Som

Um bom jogo não demanda apenas excelente qualidade gráfica. O companheiro inseparável da imagem é o som, que dá mais vida aos games. No caso dos três laptops, o áudio é bastante regular se comparado à qualidade gráfica que oferecem.

Por serem laptops, as máquinas não tem espaço físico para abrigar boas caixas musicais nativamente. A saída, então, seria adquirir bons alto-falantes em separado.

Mesmo assim, o áudio que sai do Amazon PC Gamer e do Orion tem boa resolução. O Mirax fica em terceiro neste quesito. É importante notar que a trilha dos jogos é bem definida nos três notebooks, sendo que as perdas são mais audíveis durante a execução de músicas no Winamp ou no Windows Media Player.

Unir as placas de som que os três laptops trazem a um conjunto de caixas acústicas avulsas pode ser um diferencial. O Orion conta com uma Realtek High Definition Audio Controller 7.1 com saída digital. O Amazon PC Gamer oferece uma 3D Surround Sound System. O Mirax chega às prateleiras com uma South Bridge Intel ICH8-M.
Mais no IDGNow!
Sete games gratuitos para jogar no PC
O que um PC precisa para atender aos gamers?

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host