* Atualizado às 16:45
Dos três milhões de compradores do iPhone 4,segundo a Apple, 0,55% reclamou sobre antena
Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (16), na Califórnia, Steve Jobs, CEO da Apple, minimizou as críticas aos problemas da antena do iPhone 4 e descartou a possibilidade de recall. A empresa oferecerá uma capa protetora gratuitamente ou devolverá o dinheiro, em caso de insatisfação.
“Telefones não são perfeitos. É um desafio para toda a indústria [melhorá-los]”, ressaltou Steve Jobs, que ainda comentou que todo telefone apresenta problemas na recepção do sinal quando, de alguma forma, o usuário coloca a mão sobre a antena.
Usuários que comprarem o iPhone 4 até o dia 30 de setembro terão direito às capas protetoras gratuitas. Os pedidos de case poderão ser feitos pelo próprio site da empresa a partir da próxima semana.
Durante a apresentação, Steve Jobs mostrou vídeos com telefones de outras marcas para demonstrar que o problema de sinal não é exclusivo do telefone da Apple. Foram testados equipamentos com sistemas operacionais diferentes: RIM, Windows Mobile e Android. A Apple criou em seu site uma página com as imagens dos testes feitos com os aparelhos concorrentes e com explicações sobre queda de sinal em antenas.
"Não confiamos nos vídeos do YouTube, então começamos a fazer nossos próprios testes", disse Jobs, referindo-se aos vídeos mostrando as falhas nos outros aparelhos. Ele ainda informou que apenas 0,55% dos donos do iPhone 4 reclamaram do problema da antena lateral que, ao ser coberta com a mão, reduz o sinal do aparelho.
Na tentativa de minimizar o problema, a empresa afirmou ainda que o índice de devolução do iPhone 4 é menor que do iPhone 3GS. Logo após o lançamento, o iPhone 3GS teve um índice de 6%, enquanto o iPhone 4 teve 1,7% -- menos de um terço das devoluções em relação ao modelo anterior.
Usuário relata que fita isolante pode aumentar em até duas vezes o sinal do novo iPhone 4
Em sessão de perguntas e respostas com jornalistas, Jobs foi questionado se já sabia do problema da antena antes do lançamento do aparelho. "Essa informação é falsa e desafiamos eles [Bloomberg, veículo que divulgou a informação] a provarem isso. Se alguém tivesse dito que o aparelho tinha problemas, nós teríamos designado pessoas para cuidar disso".
O diretor executivo da Apple, em tom de "mea culpa", afirmou que uma das fórmulas do sucesso da empresa é de agir rapidamente diante de um problema. "Nós somos humanos. Nós cometemos erros e os percebemos rapidamente. É por isso que nós temos os melhores e mais leais clientes em todo o mundo".
Números
Já são mais de 3 milhões de unidades de iPhone 4 vendidas desde o lançamento há três semanas. Steve Jobs disse que a "próxima leva" de lançamentos do telefone ocorrerá no próximo dia 30, quando será comercializado em mais de 17 países. De acordo com a assessoria de imprensa da filial brasileira da Apple, o Brasil deverá receber a novidade em setembro.
A empresa ainda informou que investe cerca de US$ 100 milhões em testes de equipamentos. Além disso, conta com 17 salas blindadas e 18 cientistas e engenheiros.
Histórico
28 de junho: Fita adesiva isolante e até mesmo lixa de unha são materiais utilizados pelos usuários do iPhone 4 na tentativa de melhorar o sinal da antena. Colados no lado esquerdo do aparelho, isolam o contato da pele com o aparelho e parecem aumentar a recepção do sinal. Surgem as primeiras sátiras à declaração de Jobs: uma delas mostra Darth Vader usando o “lado negro da força” para segurar o aparelho sem usar as mãos.
1º de julho: Sites e blogs de tecnologia publicam um suposto e-mail de um dono de iPhone 4 para Steve Jobs, mais uma vez reclamando da antena. A resposta de Jobs teria sido “Relaxe e curta a sua família. É só um telefone, não vale a pena”. A assessoria de imprensa da Apple desmente mais tarde que o e-mail tenha sido enviado por Jobs.
2 de julho: A Apple divulga um comunicado à imprensa afirmando que não há problemas com a antena do iPhone 4. A empresa admite, no entanto, que as barras de sinal mostradas na tela do aparelho utilizavam uma fórmula incorreta para calcular a recepção, desde a primeira versão do iPhone. “Nossa fórmula, em muitos casos, mostra equivocadamente duas barras a mais do que deveria para uma determinada intensidade de sinal”, informou.
12 de julho: A Consumer Report, uma das associações de defesa do consumidor mais importantes dos EUA, recomenda que as pessoas não comprem o iPhone 4 e confirma em testes que o aparelho enfrenta problemas de recepção de sinal. A organização aconselha consumidores que já compraram o smartphone a colar um pedaço de fita isolante em volta do aparelho para melhorar o sinal.
13 de julho: As ações da Apple caem mais de 3% depois da avaliação negativa dada pela Consumer Report. Cerca de 1,7 milhão de unidades do aparelho já foram vendidas em todo o mundo.
15 de julho: A Apple libera a atualização do iOS 4, sistema operacional do iPhone, para corrigir o problema de exibição do nível de sinal, conforme divulgou a empresa no dia 2 de julho. Segundo a Apple, a versão 4.0.1 do iOS "aperfeiçoa o algoritmo que determina quantas barras de sinal são mostradas na tela". A empresa convoca a imprensa norte-americana para uma conferência no dia seguinte.