Dicas de Tecnologia

Seu celular dizia ter bateria e descarregou do nada? Entenda o motivo

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images/iStockphoto

    Já ficou sem entender por que seu celular desligou?

    Já ficou sem entender por que seu celular desligou?

Já aconteceu de você estar usando o celular com bateria sobrando e, do nada, o aparelho desligar sem energia? Pois é, a situação já pegou muita gente de surpresa – surpreendendo e irritando os donos dos smartphones, sejam eles mais caros ou mais baratos. O UOL Tecnologia buscou especialistas para entender o motivo disso ocorrer.

A explicação não envolve apenas um motivo, mas sim várias possibilidades. Uma das principais engloba o sistema de controle da bateria, que pode não estar se comunicando corretamente com o mostrador que aponta quanto há de bateria.

Não existe um sistema muito preciso de controle da porcentagem de uma bateria. Nem sempre o que você tem escrito é o que tem mesmo. Pode ser que esteja mostrando que tem 15%, mas ela não tem isso disponível e aí desliga antes" Gerhard Ett, professor de engenharia química da FEI

Em celulares mais antigos, o erro no mostrador ainda pode ser por uma diferença entre o aparelho em stand-by e após o usuário realmente começar a utilizar ele. Nos mais modernos isso já não ocorre.

Temperatura e idade da bateria também influem

A temperatura do ambiente em que o smartphone está também pode levar a esse descarregamento acentuado e desproporcional da bateria que surpreende o usuário. O professor de engenharia elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia João Carlos Lopes Fernandes dá o exemplo de altas temperaturas.

"Muitas vezes o que faz o celular desligar é o aquecimento. O aparelho aquece quando as pessoas deixam o aparelho no painel do carro tomando sol ou fazem uso intenso. Quanto mais quente, mais dissipa a potência dele. Aí você está com 20% e às vezes simplesmente desliga ou reinicia sozinho", explica Fernandes.

O frio também permite alterações na bateria, de acordo com Gerhard Ett. "Viajei para o Chile, em um lugar frio, e deixei o celular carregando. Quando fui ligar, do nada descarregou a bateria. É um sistema eletroquímico, a temperatura influi. Não aguenta nem lugar muito nem lugar muito quente", relata.

 

A situação do descarregamento também pode estar ligada à idade da bateria. Se o celular é velho, a bateria está mais desgastada e pode ocorrer por mais vezes esse problema incômodo.

"Eles fazem vários testes com a bateria, então sabem que a bateria precisou de uma quantidade X para carregar. Com o tempo, as baterias se desgastam. Então você colocou tanto tempo, ele mediu 100%, mas não estava 100%. Ela estava 80%, mas mostra 100%.. O número vai cair mais rápido porque estava errado. Não existe ainda hoje um sistema perfeito de medir bateria. O custo desses sistemas de controle é quase o mesmo da bateria", aponta Gerhard.

E o inverso?

O inverso do descarregamento "do nada" também costuma ocorrer com alguns usuários. Acontece muitas vezes de, com o celular desligado, o dono colocar o aparelho na tomada e, ao religar, o mostrador já apontar um número alto de bateria. Isso ocorre pelas mesmas razões do descarregamento "do nada" ou pelo celular demorar para religar.

"Isso é a mesma coisa. Está relacionado à química da bateria. Tem um sistema de controle da bateria chamado BMS, o battery management system. Tem sistema de controle da bateria que impede que até determinada porcentagem de carga ele não ligue", diz o professor da FEI.

Como resolver?

Não há exatamente uma solução exata para esse tipo de problema. Contudo, se isso ocorrer com frequência pode ser algum problema na bateria. Se o seu celular for antigo, é bem provável que a bateria esteja desgastada e talvez esteja na hora de trocar ela por uma nova – ou comprar um smartphone novo.

"Se está 20% e cai para 0%, tem um problema com a bateria ou com o sistema de carregamento. A chance de ser um problema com a bateria, caso o carregador seja original, é maior. Se está tendo muito esse problema, a solução é trocar a bateria", opina Gerhard.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos