iPhone X e óculos para cegos: as principais invenções do ano para a "Time"

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Bobby Yip/Reuters

    Clientes compram iPhone X em uma loja da Apple em Hong Kong

    Clientes compram iPhone X em uma loja da Apple em Hong Kong

Anualmente, a revista norte-americana "Time" elege as principais inovações lançadas. Na edição deste ano, um dos destaques foi o smartphone iPhone X, apresentado pela Apple em setembro. A lista conta ainda com itens como o console Nintendo Switch, um par de óculos que ajuda pessoas parcialmente cegas e até um elevador que pode se movimentar na horizontal.

Sobre o iPhone X, a publicação destaca que o aparelho é "indiscutivelmente o smartphone mais sofisticado do mundo, com uma tela que se estende de ponta a ponta, um processo otimizado para realidade aumentada e uma câmera esperta o suficiente para permitir que usuários desbloqueiem o telefone com suas faces". Ainda que elogie o dispositivo, não deixa de ressaltar que as características destaques do iPhone já apareceram em aparelhos de outras marcas.

VEJA TAMBÉM:

A revista ressalta ainda o fim do botão home --recurso presente em todos os iPhones anteriores-- e que o novo smartphone representa um novo olhar para o futuro da empresa.

Divulgação/eSight
Óculos eSight 3

Na lista das 25 principais invenções do ano, a "Time" destaca o eSight 3. O dispositivo consiste em um par de óculos equipados com câmeras de alta definição que ajudam pessoas legalmente cegas a enxergarem melhor. O aparelho consegue isso ao usar algoritmos que ajustam a ampliação e o contraste do que é captado, de modo a facilitar a visão para essas pessoas com visão parcial.

Divulgação
Nintendo Switch

O console Nintendo Switch é citado por permitir uma ter uma ótima experiência de game em qualquer lugar, em função de ser portátil.

Gary Sloan/Divulgação
Robô Jibo, eleito uma das invenções de 2017 pela revista "Time"

Já o robô pessoal Jibo ganha destaque por tirar fotos e resumir histórias para seu dono.

Divulgação
Elevador Multi, que poder subir, descer e se movimentar para os lados

O elevador Multi, apresentado neste ano pela empresa thyssenkrupp, pode se movimentar para várias direções. Na prática, além de trazer mais comodidade, pode aumentar a área útil do prédio em até 25%, segundo a empresa desenvolvedora. O primeiro prédio com o o Multi tem previsão para ser inaugurado em 2021 em Berlim (Alemanha).

A lista completa das 25 melhores invenções de 2017 da revista pode ser encontrada no site da "Time" (em inglês).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos