Topo

Após acidente fatal, Uber deve retomar testes com carros autônomos

Depois de acidente, carro autônomo do Uber deve voltar às ruas dos EUA - Reprodução/ABC
Depois de acidente, carro autônomo do Uber deve voltar às ruas dos EUA Imagem: Reprodução/ABC

Bruno Romani

Do UOL Tecnologia, em São Paulo

01/07/2018 16h00

Após o acidente que no último mês de março matou uma mulher, a Uber deve retomar em breve testes com veículos autônomos. Segundo o site "The Information", o programa de carros inteligentes será reiniciado no próximo mês de agosto. 

Porém, o Estado do Arizona (EUA), local onde ocorreu o atropelamento que vitimou Elaine Herzberg, de 49 anos, não será mais usado pela companhia como campos de testes. Segundo a publicação, os Estados da Califórnia e da Pensilvânia serão os locais escolhidos. 

Para retomar as viagens, a Uber teria feito alterações no software responsável pelo veículo, incluindo mudanças caso os sensores e freios não consigam evitar elementos na pista - segundo a investigação das autoridades americanas, o sistema do carro "viu" Herzberg, mas decidiu não parar. Além disso, novos sistemas de alerta para o operador humano devem ser implementados.

Veja o momento do acidente com a Uber

UOL Carros

Em um comunicado, a Uber disse: "Nos últimos meses, estivemos trabalhando de perto com o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) e conduzindo uma avaliação interna do nosso programa de carros autônomos. Também trouxemos o ex-presidente do NTSB Christopher Hart para nos aconselhar sobre nossa cultura de segurança. Devemos compartilhar mais novidades nas próximas semanas". 

Relembre o caso

Na noite de 19 de março, Herzberg tentou atravessar uma estrada quando o carro autônomo da Uber a atingiu. Ela foi resgatada e levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. 

O software do carro em teste, que estava em modo autônomo com um motorista dentro do veículo enquanto ele se locomovia automaticamente, chegou a detectar a mulher, mas não parou – uma investigação também apontou que o carro estava acima da velocidade. Câmeras internas do carro mostraram que o motorista não olhava para a pista no momento do atropelamento - algo recomendável mesmo quando o modo autônomo está atuando

A Uber chegou a um acordo com a família da vítima em abril, mas o acidente colocou em cheque a continuidade dos carros autônomos. Aparentemente, as coisas mudaram.