UOL Notícias Tecnologia

18/05/2010 - 12h25 / Atualizada 18/05/2010 - 12h25

Busca sobre internauta informa de modelo de celular ao nome da namorada

GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia
  • Reprodução

    Murilo Silva, 23, com a namorada em imagem publicada no Flickr; site de compartilhamento de imagens permite até exibição de modelo de câmera fotográfica utilizada para tirar a foto

Murilo Silva é um nome mais popular na internet do que eu imaginava. Em uma busca no Google apresentou 4,37 milhões de resultados. Em comparação com nomes comuns de brasileiros, Murilo Silva lidera com folga. A busca de João Silva retorna 1,5 milhão de resultados e João Santos, 1,8 milhão. No entanto, Antonio Santos bota Murilo Silva no chinelo: a busca pelo nome dá mais de 20 milhões, mas enfim, isso não é o mais importante.

Para me ajudar no “dossiê Murilo Silva”, a pessoa que me passou o nome deu uma dica: seu apelido na internet é tomboderider -- que pode fazer alusão tanto a acidentes com uma marca de chinelos como um jogo de videogame e PC, cuja protagonista é Lara Croft. Graças à indexação de usuários do Twitter, não foi nada difícil achar meu personagem buscando pelo nickname. É um dos primeiros nas buscas do Google (confira aqui as opiniões do próprio Murilo sobre seu raio-x virtual).

Seu perfil na rede de microblog dá indícios de que @tomboderider é um cara que gosta muito de tecnologia (geek talvez?). Inclusive, em vez de uma foto em sua imagem de exibição, tem um soldadinho, provavelmente personagem de algum seriado futurista do tipo “Jornada nas Estrelas”. Seu gosto por tecnologia é confirmado pela sua bio informativa-filosófica: “Trekker, futurologista, colaborador e apoiador dos sites http://oxenti.com e BateTechPapo http://bit.ly/a4Pm9P Se o futuro é agora, qdo será o presente?”.

  • Reprodução

    Murilo Silva, 23, com a namorada em show no ABC

Confirmando minha tese de ele ser aficionado por tecnologia, em sua bio no Twitter há dois links para sites sobre o tema: um é um blog de amigos que comentam notícias de tecnologia – chamado “OxenTI - Geekangaceiros 2.0” e outro é uma comunidade no Facebook, Bate Tech! Papo.

Até o momento só havia usado métodos empíricos (também conhecido como achismo ou chute), então resolvi partir para análise de tweets. Usando o TweetAnalyzer pude perceber que ele usa bastante um cliente Twitter chamado moTwitter (40,06% dos tweets foram mandados por esse programa), usado em celulares com o sistema Windows Mobile (depois pesquisando na sua conta no Flickr, descobri que ele tem um smartphone HTC Touch HD T8282).

Em sua galeria no site de imagens – também achada no Google por seu apelido – estão postadas fotos de paisagens, do lançamento do Windows 7, um encontro de pessoas vestidas com personagens do “Star Trek” e um passo a passo que ensina como instalar um sensor de estacionamento em carros.

Biografia completa
Nascido no Rio de Janeiro, na Ilha do Governador, em 1 de agosto de 1989, Murilo dos Santos Silva tem 23 anos e se mudou para São Paulo, onde cursou Processamento de Dados em uma escola técnica pública. Em 2008, concluiu o curso superior de Ciências da Computação na FEI. Lá participou de um projeto que tinha como objetivo construir um robô. Em 2006, um homônimo de Murilo passou no vestibular de inverno na Faculdade Termomecânica para o curso de Medicina, mas não acredito que ele, no meio de sua graduação, tenha feito outro vestibular.

O carioca vive na região do ABC, região metropolitana de São Paulo, desde a adolescência e trabalha como Analista de TI em uma grande empresa de telefonia que tem um logotipo verde e azul, mas já trabalhou em uma empresa que presta serviços para grandes portais da internet. Murilo namora uma moça chamada Verônica, que inclusive, aparece em uma das sete fotos liberadas por ele no Orkut.

Quanto a seus gostos, sua página no Orkut entrega vários: gosta (muito!) de Star Trek, seriados americanos (Lost, Friends, Smallville), Harry Potter, do desenho sem fim “Caverna do Dragão” e Doug Funnie. Ele ainda tem vontade de aprender a voar e ama Coca-Cola (tanto é que faz parte da comunidade “coca-cola encanada já!”).

Em contraposição, pelas comunidades na rede social, é possível saber algumas coisas que ele odeia: narguilé, pagode, bebida e cigarro (no perfil há mais de 5 comunidades que falam “mal” desses dois últimos itens).

Murilo também tem conta no Facebook, mas – para a minha frustração – está trancado. Acho que já deu para conhecê-lo o suficiente.

Análise de Murilo Silva sobre seu raio-x virtual (ou Murilo Silva por Murilo Silva)
Achei muito bom seu texto! Pegou leve comigo, hein? Pensei que fosse esmerilhar minha vida. E o que é isso de “soldadinho”? A imagem é meu avatar no MMORPG StarTrek online – jogo de RPG com personagens da série “Jornada nas Estrelas”. Sou eu mesmo ali. Foi muito difícil me tornar capitão de uma nave Rank 8 e você me rebaixa a soldadinho? Se quiser conhecer minha Nave, veja meu twitpic.

  • Reprodução

    Avatar de Murilo no jogo MMORPG StarTrek online

Achei muito legal o dossiê. Sempre quis saber como uma pessoa que não me conhece me vê e esta foi uma importante prova de fogo para descobrir isso. Fiquei surpreso ao saber que existem tantos “Murilos Silva” no mundo. Sabia que eram muitos e, por isso, desde o começo de minha participação na internet, sempre soube o quão importante é a adoção de um nickname (apelido).

Quanto ao Nick “tomboderider” você acertou nas duas coisas. Como só uso chinelo desta marca, tombos são inevitáveis e também gosto muito de jogos. O trocadilho caiu como uma luva, ficou deveras engraçado.

Como um cara que trabalha com TI (tecnologia da informação), tenho muita noção do que tenho compartilhado e você acertou em quase tudo. Só teve dois erros, sendo um por minha culpa. Primeiro não sou carioca. Nasci no ABC mesmo, mas fui para o Rio aos três anos, voltando aos 14. Não foi um erro tão grave assim, já que me considero metade paulista e metade carioca. A segunda é que não nasci em 89. Isto foi uma brincadeira que fiz com minha namorada.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host