UOL Notícias Tecnologia

18/05/2010 - 12h25 / Atualizada 18/05/2010 - 12h25

Repórter acha até telefone de 'alvo virtual', mas erra data de nascimento

RENATO BUENO||Do UOL Tecnologia

facebook henry

  • Reprodução

    Página do Facebook de Hildo Henry Maesima, que não divulga fotos com seu rosto na web

Quando a tarefa é rastrear pessoas online, existe uma tênue fronteira entre maníacos perseguidores e jornalistas: um deles ganha para isso, apesar de os dois poderem ser presos.

No caso de Hildo Henry Maesima, porém, a busca foi simples, o que deve poupar as autoridades de prosseguirem com qualquer investigação criminal. Em poucos cliques encontrei o "procurado" no Orkut, no Facebook e no Linkedin. As informações foram suficientes para traçar interesses pessoais, formação profissional, hobbies e amigos (confira aqui as opiniões do próprio Hildo sobre seu raio-x virtual).

Paranaense de Londrina, o arqueólogo tem graduação e mestrado pela Universidade de São Paulo (USP) e mora atualmente em Tremembé, cidade paulista do Vale do Paraíba. Aos 36 anos (aniversário em 27 de setembro) Henry Maesima (como assina os perfis) atua como professor universitário e arquiteto. Turismo, fotografia, esportes, jipes e off-road estão entre seus interesses.

Henry é Diretor Executivo das agências Arte DEZ, de design digital, e A10 ProSport, de marketing esportivo. Torce para o Corinthians, é fã da banda The Police, dos filmes de Indiana Jones e de escritores como Stephen Hawking e Joseph Campbell. O jipe Suzuki Jimny é outro hobby. Um dos dois perfis do professor no Facebook é dedicado a divulgar as atividades do Jimny Club Brasil, que tem sua própria página na internet.

Henry é casado com Maria Fernanda e tem um filho, Leo, de 7 anos, que fotografa desde os 3 – provando como a fotografia está presente na família. Em um blog, encontramos fotos de Leo “flagrado” em ação com sua máquina e até um comentário da mãe, orgulhosa.

Henry tem um equilíbrio entre os perfis no Orkut e no Facebook, com 232 amigos no primeiro e 212 no segundo. Mas ele não compartilha fotos, nem vídeos nessas redes sociais.

Quando achei uma "foto de Henry", não era bem uma “foto de Henry” – ele havia clicado a foto, recebendo o crédito, e não aparecia nela e em nenhuma outra. Foi no Flickr, em um álbum de uma competição de mountain bike. No YouTube e no MySpace? Nem sinal do arquiteto-arqueólogo.

Reclamações
A busca em ferramentas específicas para "encontrar pessoas" revelou mais algumas novidades. O YoName e o PeopleFinders só encontraram outros "Henry", mas o 123People conseguiu resgatar um comentário deixado pelo professor em julho de 2007 em um site de compras. "Essa placa atende de forma eficiente as necessidades de alta velocidade em processamento de imagens sem comprometer o custo.", disse ele sobre uma placa de vídeo.

No mesmo ano, ele teve azar no campo tecnológico. O site Confiômetro revela duas ocorrências. Em junho, Henry reclamava de uma loja que não havia entregado uma câmera digital no prazo. Já em agosto, a queixa era sobre um monitor com defeito, e o impasse da empresa em resolver o problema. Em 24 de setembro, três dias antes de seu aniversário, ele foi entrevistado em uma reportagem que citava as falhas no serviço Speedy, da Telefônica. Segundo o texto, Henry estimava prejuízos de mais de R$ 10 mil na sua empresa com as falhas na conexão.

O mesmo 123People encontrou, porém, um sinal de sorte. Em uma promoção de uma loja, provavelmente de 2007, Henry foi um dos vencedores, e levou para casa um kit de enxoval.

No Twitter, Henry é um usuário iniciante. Tem 16 seguidores, segue 16 pessoas, e acumula 53 tuitadas desde 23 de março de 2010 - a maioria são respostas e comentários para outros usuários.

Para finalizar, encontrei o endereço e o telefone da “vítima” em um agregador de buscas que direcionou para um site de listas telefônicas. Só foi difícil, mesmo, achar alguma foto do nosso procurado. Tanto no Orkut quanto no Facebook, o rosto de Henry na imagem do perfil é coberto por uma máquina fotográfica disparando um flash.

No perfil de sua mulher também não havia fotos ou vídeos que revelassem mais sobre a família Maesima. Henry investe em seus hobbies, e usa a tecnologia a seu favor, mas também se preocupa em manter a privacidade na rede.

 

Um pouco antes da publicação deste texto, porém, uma atualização no Facebook de Henry dava o endereço do Flickr de seu filho. E lá estava uma foto da família reunida, provando que com tempo e paciência você pode conseguir as informações que procura, por mais que a vítima se preocupe com a privacidade.

Análise de Hildo Henry Maesima sobre seu raio-x virtual (ou Hildo Henry Maesima por Hildo Henry Maesima)
Achei perfeita a "caçada", e diria que está tudo correto, exceto a data de aniversário (meu aniversário correto é 10 de outubro de 66, 27 de setembro é de minha esposa), que deve ter sido um pequeno descuido do nosso caçador.

Mas, quanto aos interesses em fotografia, Suzuki Jimny, minha formação, etc, são exatamente as informações que permito que sejam visualizadas em redes sociais pelos meus contatos e lamentavelmente disponível nos registros de sites sob minha propriedade.

Acrescentaria que é possível conseguir mais informações sobre uma pessoa, além das descritas. O jogo de cintura está nas palavras chaves e no tempo disponível para isso. E finalmente, tomo muito cuidado com informações sobre minha família, limitando os conteúdos aos concernentes aos hobbies e trabalho. O enorme cuidado que devemos ter é com o que um ''marginal'' pode fazer com tantas informações.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host