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14/06/2011 - 10h52 / Atualizada 14/06/2011 - 11h18

Telefônica diz ter resolvido problema no Speedy; usuários ainda reclamam

Da Redação
  • Reprodução

    Problema levou o tema #speedy ao topo dos assuntos mais comentados em SP e no Brasil

A Telefônica diz que o problema desta segunda-feira (13) no serviço de banda larga Speedy, em São Paulo, foi solucionado no mesmo dia, às 18h30. No entanto, muitos usuários ainda reclamam de falta de conexão nesta terça-feira (14). Essas queixas somadas aos comentários sobre o apagão de segunda fizeram com que o termo #speedy aparecesse como o mais comentado no Twitter dos usuários de São Paulo e do Brasil (a única alternativa que aparece antes é promovida mediante pagamento). Em São Paulo, #telefonica é o sexto termo mais usado, também sem contar o item pago. 

Em nota divulgada na noite de segunda, a empresa divulgou ter detectado, às 17h45, “instabilidade em dois roteadores responsáveis pela saída internacional de internet”, o que impedia alguns clientes de acessarem páginas hospedadas fora do Brasil. “As equipes técnicas atuaram prontamente e às 18h30 o problema estava solucionado”, continua a nota. Ao UOL Tecnologia, na manhã de terça, a Telefônica reiterou que o serviço foi normalizado.

O comunicado diz também que, mesmo com o problema resolvido, alguns usuários poderiam ter dificuldade para acessar a internet. Isso porque uma grande quantidade de internautas poderia ter desligado e ligado seus modems, na tentativa de conseguir conexão.

Entre os usuários do Twitter que ainda relatam dificuldade de acesso com o Speedy nesta terça, estão os comentários: “Agora pouco fiquei 20 minutos sem net #speedy”, “que droga #telefonica to tendo que usar 3G se eu tenho speedy”, “Nossa. O #speedy deu uma caida moonster agora”, “Eu achei que o speedy hj estaria melhor, mais tô vendo que não várioooooos minutos tentando conectar e nada. Só consegui agora”, “Bom Dia daquele jeito esse #speedy ja acabou comigo hoje”, “Parabens Telefonica pelo Speedy estar a quase 24 hrs fora do ar”, “O Speedy só presta pra ficar nos TTs mesmo, porque funcionar tá complicado!” e “#speedy tem certeza q o qnos oferece é banda larga? O que dizer da mentira de ontém que estava tudo normlizado as 18:30 h?”.

Há também no Twitter quem saia em defesa do serviço. “Tão falando que o speedy tá fora por causa da #telefonica ou que ta um lixo, sei lá.. o meu é speedy ele tá funcionando muito bem” e “liguei no suporte técnico #speedy e retornou a minha conexao #speedy”.

Histórico de falhas
Em 2009, a Telefônica enfrentou graves problemas de instabilidade no Speedy a ponto de a empresa ter sido proibida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de vender pacotes de serviço de banda larga.  Na ocasião, a empresa anunciou que faria um investimento de R$ 70 milhões para duplicar a infra-estrutura da rede.

A comercialização do Speedy foi suspensa em 22 de junho de 2009 e liberada pela Anatel em 27 de agosto do mesmo ano. Na ocasião,  a empresa disse ter vendido 15 mil assinaturas nos quatro primeiros dias. Com a suspensão das vendas, empresas terceirizadas deixaram de atender pedidos da Telefônica e chegaram a demitir funcionários, além de deixar de fazer novas contratações.

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