Quase sempre muito amiga do consumidor, a inovação tecnológica pode ter efeitos um tanto quanto nefastos na vida das pessoas mais consumistas —como o de se sentir tão à vontade em uma loja de roupas a ponto de comprar além do que precisa.
E no que depender dos esforços do Shop Lab —espaço de experiências criado pela área de inovação da Philips no High Tech Campus, uma das sedes da empresa em Eindhoven, na Holanda— cada vez mais os loucos por compras ficarão próximos da bancarrota.
Isso porque parte dos planos da empresa no uso das luzes LED está em ajudar a indústria da moda a valorizar seus produtos nas vitrines.
Um exemplo são as caixas iluminadas, que muitas lojas utilizam para destacar produtos. Costuma funcionar, porém o realce não vai além da luz dicróica fria em cima de uma sandália, por exemplo.
A alternativa —aqui chamada de Color Cub— utiliza uma câmera equipada com sensores dentro da caixa. O equipamento reconhece a cor do objeto e é capaz de reproduzir o mesmo tom na iluminação ou ainda promover um contraste (produto amarelo, luz de fundo vermelha) ao usar uma lâmpada LED.
Coleção de inverno, ambiente "frio"Outra aplicação para o Magic Wand, o sensor que reconhece a cor dos objetos e a reproduz com o auxílio de LEDs, parece ser irresistível para as compradoras em dúvida na hora de escolher a cor do vestido.
Ao apontar uma espécie de caneta com o sensor para a roupa, o dispositivo "pega" a cor da peça e pode transmitir essa informação, como um controle remoto, para um painel equipado com lâmpadas LED, que imediatamente reproduz o tom escolhido.
Além disso, a caneta com o Magic Wand também pode ler padrões pré-definidos de iluminação com LED para criar ambientes diferentes na loja conforme a circunstância desejada —para exibir a nova coleção de inverno, por exemplo, é possível usar a luz para ter uma atmosfera que lembre a estação fria do ano, como mais sombras, tons escuros e até mesmo a aparência de neve no chão.
Mais usos da TV 3DNão bastasse o uso das luzes para seduzir as "vítimas da moda", a loja do futuro poderá ter muitos televisores 3D, todos capazes de mostrar modelos na passarela usando aquela calça social que você escolheu.
Antes que os viciados em moda tenham mais motivos para dizer que comprar roupas e acessórios é irresistível, vale lembrar que a tecnologia mostrada no Shop Lab ainda não tem previsão para ser lançada.
*O jornalista visitou o High Tech Campus a convite da Philips