Mesmo com relacionamentos abalados, dados expostos e chuva de spams que tomam conta das páginas de recado, 230 milhões de usuários de Internet no mundo fazem parte de alguma rede social, como o Orkut, Facebook e MySpace.
A popularidade dessas redes é tanta que, em 2007, o Facebook e Google travaram uma guerra para mostrar quem será o melhor quando o assunto é plataforma aberta para aplicações sociais. De olho no sucesso do Orkut no Brasil, a rede de relacionamentos MySpace estreou sua
versão em português em 2007.
As previsões apontam que até 2009 o uso de tais redes continuará a crescer. O declínio deve acontecer por volta de 2012. Neste ano, o uso de redes sociais que buscam contatos profissionais deverá se popularizar, como é o caso do
LinkedIn, com 17 milhões de usuários no mundo.
A IBM já colocou à disposição de companhias uma ferramenta chamada
Lotus Connections, que promete aproximar e cruzar dados profissionais de qualquer funcionário de uma determinada empresa. Já que o jeito é se expor, melhor que sejam os detalhes profissionais.
Web semântica em estudoMuitos já devem ter ouvido falar em Web semântica no ano passado. Mas o que exatamente significa este conceito e quais as vantagens para o usuário?
Alguns estudiosos, entre eles o criador da Web, Tim Berners-Lee, propõem um conjunto de regras para tornar a busca de informações mais inteligente na Internet. Por exemplo: se a palavra "casa" for digitada, o sistema de busca conseguirá interpretar se você está se referindo a casa como morada ou ao verbo casar.
O objetivo é aproximar a linguagem utilizada nas máquinas da própria linguagem humana. Algumas empresas, como a IBM e o Google já demonstraram interesse em apoiar projetos de w
Web semântica. Por enquanto, as aplicações ainda são restritas à pesquisas, mas é bem provável que já neste ano seja possível conhecer de perto algumas maravilhas da busca inteligente.