UOL Notícias Tecnologia

30/01/2008 - 07h08

Use o computador para compor e editar música

CHARLES NISZ | Para o UOL TECNOLOGIA
Hoje já é possível compor e editar suas produções em áudio digital, no conforto do próprio quarto. Mas fique atento: nem toda a tecnologia envolvida nos programas —mixagem, edição e virtualização dos sons— consegue substituir a prática e o talento ao empunhar os instrumentos musicais.

E não é só na composição que os softwares ajudam. Muitos deles, como os de partitura, podem se tornar bons instrutores na hora de aprender a tocar um instrumento.

Em escolas de música, tais programas são usados como ferramentas pedagógicas. "É uma forma diferente de treinar, sem implicar maior facilidade na hora de aprender e entender compassos, notas e tons", diz Eduardo Ardanuy, professor do Instituto Souza Lima e guitarrista da banda Doctor Sin.

Mas não vá achando que o software pode substituir as horas de dedicação e talento.

"Quando você usa muito os softwares para treinamento, existe o risco de o aluno ficar preguiçoso e não se empenhar em aprender a ler as partituras", diz Ardanuy. "Ainda que os programas sejam um instrumento de aprendizado, nada irá substituir horas de estudo e treino das noções de compasso e ritmo. Quem compõe é o músico, a tecnologia apenas agiliza o processo."

Edição e Produção

Quando o assunto é edição, os softwares para o acabamento de áudio são quase unanimidade entre os profissionais. Os programas aceleram e melhoram a finalização da produção das faixas, acrescentando efeitos impossíveis de serem realizados quando as gravações eram feitas em fitas.

O produtor musical Brandon Duff é um dos entusiastas desses softwares: "Produzi discos nas duas eras e não tenho saudade nenhuma das fitas", conta ele.

Duff, produtor da banda de hard rock Doctor Sin, aponta as vantagens da utilização de programas de edição de áudio digital: "A principal delas é reunir em único equipamento —o computador— funções que precisavam de uma infinidade de equipamentos para serem feitas", diz ele.

Uma das etapas do processo onde a tecnologia mais faz diferença é a masterização. Duff afirma que a possibilidade de usar múltiplos canais, ajustes de som e outros recursos digitais é fundamental nesse processo: "Antes, a edição era muito mais difícil. Era raro fazer grandes ajustes, pois editar nas fitas era muito complicado".

Eduardo Aguiar, do estúdio Bebop, na capital paulista, concorda: "Esses programas fazem o acabamento ficar muito diferente do processo de pós-produção realizado há dez anos".

Segundo eles, mesmo depois das faixas estarem produzidas, é possível melhorar a qualidade do áudio em detalhes como ruídos, diferenças de altura entre as faixas e outros aspectos antes de gerar o PMCD (PreMaster CD), que é o primeiro CD efetivamente produzido e é mandado para a fábrica para ser produzido em escala industrial.

Diante das maravilhas que os softwares de edição e composição podem fazer, o UOL Tecnologia selecionou alguns programas para você já ir pensando em como será a melodia do próximo hit.

Daccord Partitura 1.0

O software é indicado para criar partituras e fazer composições no computador. Produzido por uma empresa de Recife, o Daccord Partitura permite gravar, editar e tocar arquivos de música.

É possível começar a compor do zero ou usando um arquivo MIDI (interface digital para instrumentos musicais). Com essa função, há a possibilidade de ouvir a partitura enquanto você compõe.

Outra função permite importar arquivos MIDI e imprimir as partituras criadas por você. Ao adicionar as letras das músicas, as sílabas são sincronizadas com as notas correspondentes. Uma função bastante prática para quem usará a partitura/composição em apresentações.

São disponíveis até 256 faixas de gravação de áudio para voz, instrumentos e efeitos.

Cubase 4.1

Um dos softwares musicais mais famosos, o Cubase 4.1 tem entre as novidades um editor para tornar mais fácil o stretch e a manipulação dos arquivos de áudio digital.

O programa também importa/exporta arquivos MusicXML para partituras e conta com quatro instrumentos com mais de mil sons.

Novos instrumentos VST também foram adicionados. VST é a sigla para Virtual Studio Technologies, uma série de plugins para emular os instrumentos reais.

Outro tipo de plugin idêntico ao VST é o DXi (DirectX Instruments), desenvolvido pela Microsoft. Em muitos casos, a qualidade desses instrumentos chega a superar os instrumentos originais.

O Cubase 4.1 tem compatibilidade com versões anteriores e outros programas da Steinberg: importa arquivos MIDI e do Cubase SX/SL/SE/LE, Cubase Studio e Nuendo.

Compatível com PC e Mac, ele roda em computadores com pelo menos 1,4 GHz de processador e 512 MB de memória RAM. Também são necessários um drive de DVD para instalar, uma interface USB, conexão com a Internet e uma resolução de vídeo de 1024 x 768 pixels.

Pro Tools M Powered 7

O Pro Tools é uma ferramenta multi-tarefa para quem quer fazer música no PC: editar, mixar e gravar são as possibilidades oferecidas pelo programa.

A nova versão 7 combina capacidades de áudio e de MIDI em um único canal para simplificar o funcionamento do programa e controle em tempo real sobre a duração e intensidade das notas.

No que se refere à edição, o recurso Region Looping facilita a tarefa de repetir uma ou mais partes do áudio, MIDI ou em regiões inteiras, acelerando a edição das músicas. O recurso Region Groups, por sua vez, possibilita agrupar combinações de áudio e MIDI.

Se o assunto é mixagem, dá para destacar duas novidades: a primeira delas é a incorporação do comando arrastar-e-soltar e uma "arquitetura de mixagem" mais complexa: agora é possível ter até 32 mixes internos no programa.

Reorganização do menu e uma ferramenta de notas de textos são duas boas características para facilitar o uso do Pro Tools: com as notas de texto você pode adicionar descrições aos objetos na interface do programa.

Com o Pro Tools é possível gravar em até 32 canais de áudio simultaneamente em qualidade digital de 16 ou 24 bits. As taxas de freqüência chegam até a 96 Khz, e depois de terminada a gravação é possível acrescentar efeitos: moldar sons, compor trechos, usar recursos profissionais de mixagem e de automação de mesas de som e analisar e ajustar automaticamente trilhas de percussão com o Beat Detective LE.

É possível baixar a versão 5 do programa gratuitamente no UOL Downloads.

Sound Forge 9.0

O Sound Forge é outro programa bastante usado para edição musical no PC. Gravação com hora programada e automação de efeitos DirectX são alguns dos recursos da nona versão do programa.

A restauração de arquivo é um dos recursos do Sound Forge: o programa guarda um histórico das modificações feitas sobre o áudio original e permite restaurar a partir de qualquer ponto da edição do som.

A edição, gravação e processamento podem ser feitos em múltiplos canais. Comandos de arrastar e soltar entre os canais são outra novidade.

Um analisador de espectro é outra funcionalidade para analisar os arquivos criados por você.

O pacote conta ainda com uma ferramenta chamada CD Architect 5.2, que permite gravar os CDs de uma maneira similar à feita para um CD profissional.

Outras possibilidades com o Sound Forge são masterização, recuperação de vinil, uso em rádios, finalização surround, uso multicanal amplo e pequenas edições em estéreo/surround até 7.1. Também é possível extrair áudios de CDs.

O Sound Forge roda apenas no Windows XP— ainda não há versão para Mac— e precisa de um Pentium III de 1 GHz, 512 MB de memória RAM e uma placa de som compatível com o programa. Também necessário ter um gravador de CD/DVD e ter instalado na máquina o DirectX 9.0 (ou superior).

Guitar Pro 5.0

O Guitar Pro é um dos editores de tablatura preferidos dos amantes de guitarra. Mas ele também serve para bateria, piano, violão e banjo. O programa oferece opções de playback (escuta) e de importação/exportação de arquivos MIDI e de tablaturas em formato ASCII.

A vantagem dessas funções é o acesso à milhares de tablaturas espalhadas pela Internet. No que se refere à arquivos MIDI, há fartura de arquivos. Um dos maiores depósitos desses arquivos está no SongBook.

O Guitar Pro tem uma série de outros apetrechos para o guitarrista que deseja compor e editar suas músicas. Escala, metrônomo e afinador estão entre eles.

O editor de tablatura serve para instrumentos com até sete cordas. É possível utilizar a notação padrão ou de bateria e você pode usar até 256 "trilhas" para instrumentos, percussão e efeitos.

A interface é totalmente configurável: você pode visualizar o programa fullscreen e exibir várias trilhas simultaneamente. A tela pode ser visualizada no sentido horizontal ou vertical, adaptando-se ao gosto do usuário.

As ferramentas de edição incluem gerenciamento do tempo de cada nota, efeitos de guitarra, entrada para MIDI e suporte para letras. Ou seja, editar, compor e cantar com um mesmo programa.

No site do software existe links para tablaturas, lições e exercícios para quem está começando a tocar guitarra.

O programa vem na versão demo, com validade de 15 dias ou na versão completa, por US$ 59,00 (R$ 106,20).

No Windows (das versões 98 até o Vista), as configurações exigidas são processador Pentium 500, 128 MB de memória RAM e 35 MB de espaço no HD. Já no Mac, as exigências são Mac OS 10.3 ou superior, 256 MB de memória RAM e 40 MB livres no HD.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host