A pane no serviço de banda larga Speedy, oferecido pela Telefônica, continua pelo sexto dia em diversos locais do Estado, mesmo após a operadora anunciar que não sofreu mais nenhum ataque após a noite de quarta-feira (8). Alguns usuários já tiveram sua conexão restaurada, mas muitos reclamam que a velocidade está menor do que a contratada.
"Normalmente, a velocidade média para baixar arquivos é 180 a 200 Kbps. Mas desde segunda, quando os problemas do Speedy começaram, não consigo mais alcançar tal desempenho", diz Vanderlei Rocha, de São Paulo, no grupo de discussões do
UOL Tecnologia. Carlos, de São Vicente, reclama do mesmo problema. "Pago pelo serviço de 4 MB, mas tem horas que cai para 1 MB".
Comente: sua conexão à internet apresenta instabilidade?A Telefônica alegou que
ataques aos servidores DNS, responsáveis pela conexão dos usuários à web, teriam sido a causa do problema. Foram
cinco ataques, ocorridos entre 6 de abril, às 22h15, e 8 de abril, às 21h. A Telefônica informou ainda que já iniciou
diálogos com a Anatel e entidades de defesa do consumidor para que não sejam cobrados os períodos de instabilidade do serviço.
Uma das soluções paliativas que podem contornar o problema é trocar o número DNS do computador do usuário. Veja tutorial
aqui.