UOL Notícias Tecnologia

08/02/2011 - 18h26 / Atualizada 08/02/2011 - 18h37

YouTube é o site mais acessado por usuários de smartphone, diz estudo

Da Redação*

O YouTube, site de compartilhamento de vídeos do Google, representa 45% de todo tráfego de vídeo móvel em streaming e 17% de dados de redes móveis. É o que informa o levantamento da empresa Allot Communications, apresentado nesta terça-feira (8). Isso, diz a pesquisa, faz da plataforma de vídeo o site mais acessado em smartphones. Recentemente, o YouTube divulgou que havia atingido a marca de 200 milhões de visualizações por dia.

A pesquisa “Allot Mobile Trends Report” feita pela empresa de telecomunicações mediu o consumo de banda larga móvel, baseada em informações de operadoras de todo o mundo, no segundo semestre de 2010.

Ao todo, o tráfego de vídeos nesse tipo de acesso à internet foi de 37%. Já o compartilhamento de arquivos representou 30% --  o que para a empresa mostra como alguns usuários usam a internet móvel como substituto da banda larga convencional.

Apesar de nem chegar na casa da dezena do total do tráfego (4%), serviços telefônicos como o Skype e de mensagem instantânea (como o Windows Live Messenger) tiveram um crescimento de 87% em comparação ao período anterior.

O mesmo ocorreu com as redes sociais. Somente o Facebook detém 1% de todo o tráfego de dados móveis. No geral, Twitter e Facebook tiveram um crescimento de 378% e 267%, respectivamente.

No que diz respeito à loja de aplicativos, a Apple ainda é soberana. Ao todo, só os usuários da iTunes App Store ‘movimentaram’ 89% de todo o tráfego nesse tipo de ambiente. A plataforma Android registrou 9%. Porém, com a popularização de aparelhos com o sistema do Google, o crescimento foi de 177%.

De modo geral, conclui o estudo, o uso de banda larga móvel no mundo apresentou um crescimento de 73% no segundo semestre de 2010. Contabilizando todo o ano, a banda larga móvel acumulou 190%.

* Com informações da AFP

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host