UOL Notícias Tecnologia

21/07/2009 - 20h21

Executivos da Telefônica discutem metas de qualidade para Speedy

Da Redação
Com a entrega do primeiro passo do plano de melhorias do Speedy, a Telefônica agora se foca nas metas de qualidade para o serviço de banda larga. Na tarde de ontem (20), o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, reuniu os 80 principais executivos para discutir a continuidade das ações de aprimoramento da rede da empresa.

A principal tarefa agora estará na relação consumidor-companhia, com ações como novas formas de comercialização, treinamento diferenciado dos atendentes e um novo modelo de confirmação de vendas, conforme explicado pelo presidente da Telefônica, em coletiva na sexta-feira (17).

A Telefônica afirma que deve reduzir a quantidade de ofertas e promoções para reduzir os erros dos assistentes. A empresa deve diminuir em 60% o número de opções de venda, dos atuais 40 pacotes.

A capacitação da rede

A segunda parte do plano prevê a ampliação da capacidade da rede, com prazo de 90 dias. Neste momento, o investimento deve ser de R$ 33,6 milhões, aplicados na expansão do tollgate em 130% e da rede IP em 150%. Além disso, será finalizada a segmentação da rede IP e a migração de 55% dos clientes. A empresa também pretende aumentar em 50% a capacidade de sua rede no interior de São Paulo, melhorar o serviço de atendimento ao consumidor e resolver os problemas de DNS.

Em um terceiro momento, com prazo de 180 dias, novamente o foco será na ampliação da capacidade, com investimento de R$ 18,4 milhões. Segundo a Telefônica, a principal ação será a instalação de uma terceira saída de tollgate. A assessoria de imprensa da companhia disse que este seria um cabo submarino alugado da Telecom Italia (TIM).

Como a Telefônica possui participação acionária no parte europeia da Tim, a locação depende de aprovação da Anatel, por ferir leis de concorrência. Além disso, a operadora pretende ampliar de dois para quatro o número dos centros de serviço, garantindo 100% da contingência de falhas na rede.

A Telefônica também promete fazer segmentação das redes IP, gerenciamento dos anéis Ethernet na região metropolitana de São Paulo, criar rotas alternativas na rede de fibra ótica e segmentar a rede em 18 regiões.

Até agora os equipamentos de segurança de rede já foram comprados e o tollgate já foi internalizado. Os equipamentos de core IP já foram embarcados para o Brasil. No dia 27 de julho será feito um teste no software de segurança.

Problemas do Speedy

No dia 23 de junho a Telefônica suspendeu a venda do Speedy, após ordem da Anatel publicada em despacho no dia 22. No texto, a Agência determinava que a empresa deveria apresentar em até 30 dias um plano de melhorias para o serviço de internet banda larga, texto este apresentado após quatro dias.

A decisão da Anatel aconteceu após uma série de interrupções na prestação do serviço, que completaram um ano em julho, deixando usuários residenciais e corporativos sem acesso à internet por várias horas seguidas.

A Telefônica havia informado na segunda-feira (13) que concluiu a duplicação dos servidores DNS, localizados no Ibirapuera e em Alphaville.

Antonio Carlos Valente não fala quanto a Telefônica está deixando de ganhar com a interrupção da venda, quantos clientes foram perdidos e o prejuízo da empresa neste período, mas que "em bons meses, o Speedy chega a vender mais de 100 mil assinaturas".

PROBLEMAS GRAVES NO SPEEDY COMPLETAM 1 ANO

02/07/200820/02/200906/04/200918/05/2009
Interrupção no
Estado de São Paulo
Incêndio em datacenterAtaques de negação de serviçoLentidão e intermitência no serviço de DNS
Aproximadamente 2 milhões de usuários residenciais são afetados, além de órgãos públicos do Governo do Estado de São Paulo e corporações privadas.Incêndio em prédio da operadora em Barueri afeta datacenter e derruba acesso de clientes à internetUm ataque de hacker aos servidores DNS da operadora foi responsável pelos problemas de acesso enfrentados pelos usuáriosOperadora sinaliza dois períodos de instabilidade na infraestrutura que dá suporte ao acesso à rede mundial de computadores.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    entrega do primeiro passo do plano de melhorias do Speed%>