Com a
entrega do primeiro passo do plano de melhorias do Speedy, a Telefônica agora se foca nas metas de qualidade para o serviço de banda larga. Na tarde de ontem (20), o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, reuniu os 80 principais executivos para discutir a continuidade das ações de aprimoramento da rede da empresa.
A principal tarefa agora estará na relação consumidor-companhia, com ações como novas formas de comercialização, treinamento diferenciado dos atendentes e um novo modelo de confirmação de vendas, conforme explicado pelo presidente da Telefônica, em coletiva na sexta-feira (17).
A Telefônica afirma que deve reduzir a quantidade de ofertas e promoções para reduzir os erros dos assistentes. A empresa deve diminuir em 60% o número de opções de venda, dos atuais 40 pacotes.
A capacitação da redeA segunda parte do plano prevê a ampliação da capacidade da rede, com prazo de 90 dias. Neste momento, o investimento deve ser de R$ 33,6 milhões, aplicados na expansão do tollgate em 130% e da rede IP em 150%. Além disso, será finalizada a segmentação da rede IP e a migração de 55% dos clientes. A empresa também pretende aumentar em 50% a capacidade de sua rede no interior de São Paulo, melhorar o serviço de atendimento ao consumidor e resolver os problemas de DNS.
Em um terceiro momento, com prazo de 180 dias, novamente o foco será na ampliação da capacidade, com investimento de R$ 18,4 milhões. Segundo a Telefônica, a principal ação será a instalação de uma terceira saída de tollgate. A assessoria de imprensa da companhia disse que este seria um cabo submarino alugado da Telecom Italia (TIM).
Como a Telefônica possui participação acionária no parte europeia da Tim, a locação depende de aprovação da Anatel, por ferir leis de concorrência. Além disso, a operadora pretende ampliar de dois para quatro o número dos centros de serviço, garantindo 100% da contingência de falhas na rede.
A Telefônica também promete fazer segmentação das redes IP, gerenciamento dos anéis Ethernet na região metropolitana de São Paulo, criar rotas alternativas na rede de fibra ótica e segmentar a rede em 18 regiões.
Até agora os equipamentos de segurança de rede já foram comprados e o tollgate já foi internalizado. Os equipamentos de core IP já foram embarcados para o Brasil. No dia 27 de julho será feito um teste no software de segurança.
Problemas do SpeedyNo dia 23 de junho a Telefônica
suspendeu a venda do Speedy, após
ordem da Anatel publicada em despacho no dia 22. No texto, a Agência determinava que a empresa deveria apresentar em até 30 dias um plano de melhorias para o serviço de internet banda larga, texto este
apresentado após quatro dias.
A decisão da Anatel aconteceu após uma série de interrupções na prestação do serviço, que completaram um ano em julho, deixando usuários residenciais e corporativos sem acesso à internet por várias horas seguidas.
A Telefônica havia informado na segunda-feira (13) que concluiu a
duplicação dos servidores DNS, localizados no Ibirapuera e em Alphaville.
Antonio Carlos Valente não fala quanto a Telefônica está deixando de ganhar com a interrupção da venda, quantos clientes foram perdidos e o prejuízo da empresa neste período, mas que "em bons meses, o Speedy chega a vender mais de 100 mil assinaturas".
PROBLEMAS GRAVES NO SPEEDY COMPLETAM 1 ANO
02/07/2008 | 20/02/2009 | 06/04/2009 | 18/05/2009 |
Interrupção no Estado de São Paulo | Incêndio em datacenter | Ataques de negação de serviço | Lentidão e intermitência no serviço de DNS |
Aproximadamente 2 milhões de usuários residenciais são afetados, além de órgãos públicos do Governo do Estado de São Paulo e corporações privadas. | Incêndio em prédio da operadora em Barueri afeta datacenter e derruba acesso de clientes à internet | Um ataque de hacker aos servidores DNS da operadora foi responsável pelos problemas de acesso enfrentados pelos usuários | Operadora sinaliza dois períodos de instabilidade na infraestrutura que dá suporte ao acesso à rede mundial de computadores. |