UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes

27/11/2009 - 12h00 / Atualizada 27/11/2009 - 20h17

Conheça o couchsurfing e veja como buscar estadia gratuita pela internet

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia

Se você quer muito viajar, mas está com o orçamento apertado, talvez o couchsurfing seja uma opção a considerar. O termo vem do inglês: couch = sofá, surfing = surfar. Ou seja, tecnicamente é sair por aí viajando e aproveitando o sofá alheio para pernoitar. E de graça, já que o convidado não paga nada pela estadia.

Para quem hospeda o viajante, a experiência é interessante pois permite a troca de impressões sobre outras culturas com pessoas de diferentes partes do mundo. Para o viajante, nasce a possibilidade de conhecer o cotidiano local de perto, ter uma vivência mais próxima dos habitantes do lugar visitado e fazer amizades – muito mais do que se estivesse viajando pelos meios usuais.

A internet é a principal aliada dos ‘surfistas de sofá’. Sites, comunidades e até o Twitter são as ferramentas de busca utilizadas para achar o anfitrião da hospedagem.

O CouchSurfing já reúne mais de um milhão e meio de usuários. A busca de locais para hospedagem é bem completa e feita a partir da própria base do site na aba Surf/Host, ou seja, se você quer oferecer uma vaga, precisa se cadastrar. O sistema aponta, caso o internauta queira, o dono da casa com mais experiência ou com o cadastro mais antigo.

Outros detalhes que podem ser filtrados na busca são o idioma, se o local é acessível a portadores de deficiência física, gênero da pessoa que hospeda, idade e último login no sistema. Há ainda um mapa colaborativo que marca os usuários que oferecem couch surfing por cidade onde vivem.

Mas, antes de aventurar-se nesse novo jeito de viajar ou de oferecer hospedagem para estranhos, confira a seção de dicas do CouchSurfing. Entre elas, o site recomenda que o ‘surfista’ não pense na casa anfitrião apenas como um abrigo gratuito por uma noite, mas num lugar onde você vai interagir com outra pessoa para trocar informações e impressões, criar um laço de amizade. Já para quem hospeda, é importante escolher o convidado com atenção e comunicar detalhadamente os espaços e objetos da casa que eles poderão usar ou não.

Outros Canais
O próprio site CouchSurfing mantém um perfil no Twitter. Há um endereço em português, que reproduz o conteúdo do site em inglês, mas não totalmente traduzido.

Além dele, viajantes podem procurar um sofá amigo em solo brasileiro pelo Orkut, nas comunidades CouchSurfing Official, com três mil membros, e CouchSurfing Brazil, com cerca de mil usuários. Para tanto, basta dar uma conferida nos tópicos do fórum das comunidades, que trazem dicas por Estado.

No Facebook, também há uma comunidade sobre o assunto, com mais de 15 mil membros. As dicas e ofertas de sofás em todo o mundo ficam na aba de Discussões.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host