UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Sua dúvida

19/07/2011 - 16h04

Converta imagens do formato RGB para CMYK sem perder (muita) qualidade

PAULO BASSO JR.||Para o UOL Tecnologia
  • Getty Images

    Para entender o motivo da mudança na qualidade é preciso conhecer os dois padrões de cores

O leitor Walteir escreveu ao UOL Tecnologia perguntando como converter imagens do formato RGB para CMYK sem que elas percam qualidade ou propriedades visuais. Essa conversão sem comprometer a qualidade ainda não é possível, mas existem técnicas para minimizar as diferenças de visualização entre um sistema e outro. Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida em um próximo tutorial. 

As chaves estão no ajuste adequado da calibragem do monitor e também na personalização da impressão de acordo com o papel a ser usado. Há diferentes formas de calibrar um monitor. A mais simples é baixar softwares específicos, que realizam a função com pouco mais de três cliques. Outra opção é ir “na mão” mesmo.

O programa mais famoso que permite ao usuário facilmente calibrar o monitor é o Calibrize. Depois do download, basta seguir as recomendações do programa e ir acertando questões como brilho, cores, entre outras.

Para usuários que quiserem ajustar o vídeo “na mão”, é indicado entrar no site Online Monitor Test e ver qual é a situação da calibragem. A página realiza testes e mostra quais os problemas com as cores. Depois, basta ir ao menu “Video” (no Windows XP e no Vista, dentro de Painel de Controle) e acertar suas preferências). No Windows 7, basta digitar “Calibragem de cor”, na barra “Pesquisar programas” do menu Iniciar.

De volta à conversão, no Photoshop é possível fazer essa personalização da impressão ao entrar em Configurações de Cores (Color Settings) e, na aba CMYK, acessar a opção CMYK Personalizado (Custom CMYK). A partir daí, é só indicar o papel correto entre as opções exibidas. Com as configurações ajustadas, o próprio software fará com que a perda de qualidade na conversão de RGB para CMYK seja mínima.

Me dê motivos
Para entender o motivo da mudança na qualidade é preciso conhecer um pouco sobre esses dois padrões de cores.

O RGB (red, green e blue) combina apenas três cores para exibir as imagens: vermelho, verde e azul, cores referentes às siglas em inglês. Trata-se de um sistema adotado no meio digital por scanners, monitores e televisões, por exemplo.

O CMYK é um acrônimo para cyan (ciano), magenta (magenta), yellow (amarelo) e key (que se refere à cor preta). Esse padrão usa quatro pigmentos para dar origem a todas as cores. O ciano é parecido com azul. O magenta é parecido com vermelho. Completam a lista o amarelo e preto. É usado pela maioria das impressoras, já que fisicamente é o sistema que melhor consegue reproduzir via tintas as imagens geradas digitalmente.

Quando se tem a intenção de imprimir uma imagem digital em RGB, portanto, é comum ter de convertê-la para CMYK (a maioria das impressoras faz isso automaticamente). O problema é que, nesse segundo sistema, as imagens apresentam menos brilho, entre outros itens, que no primeiro. Por isso, é comum ter a percepção de que as imagens impressas (CMYK) sempre ficam diferentes das observadas na tela (RGB), em geral mais opacas.

Últimas dicas de Sua dúvida

Hospedagem: UOL Host