UOL Notícias Tecnologia

25/02/2011 - 07h00 / Atualizada 31/03/2011 - 17h09

É possível evitar vírus no pendrive e no PC quando ambos estão conectados?

SÉRGIO VINÍCIUS || Para o UOL Tecnologia*
  • Programas antivírus protegem tanto o computador quanto o pendrive de pragas virtuais

    Programas antivírus protegem tanto o computador quanto o pendrive de pragas virtuais

*Dúvida enviada pelo internauta José Pellegrini

O primeiro passo para não pegar vírus no computador e no pendrive é instalar um bom software de segurança nos dois equipamentos. Entre os antivírus gratuitos de proteção que mantêm versões que podem ser usadas tanto em computadores como nos aplicativos portáteis, destacam-se o Avast! e o ClamWin.

O Avast! U3 Edition é compatível somente com pendrives com tecnologia U3 USB Flash Drive, que permite instalar programas diretamente no dispositivo. O software não necessita de instalação para funcionar: roda diretamente no pendrive quando conectado no PC e protege ambos os dispositivos. Funciona para eliminar arquivos maliciosos já em ação no PC – desde que a máquina contenha Windows XP ou versão superior.

Já o ClanWin, antivírus de código aberto, pode ser instalado tanto no computador quanto no pendrive. Para realizar a tarefa, basta baixar o arquivo no site da empresa – a mesma versão para desktop funciona em aplicativos portáteis – e depois executá-lo no seu computador (dê clique duplo no ícone para começar a instalação). Siga as instruções que aparecem na tela até “Finish”.

A instalação do ClanWin no pendrive é um pouco diferente. O primeiro passo é baixar o software (que tem pouco mais de 30 MB) e salvá-lo onde desejar. Depois, espete seu aplicativo portátil na porta USB desejada. Clique duas vezes sobre o instalador do antivírus. Dê “Next” e indique a porta USB (em “Browse”) em que ele está “espetado”. Clique em “Install” e aguarde ele atualizar a versão, a biblioteca de vírus e o que mais tiver de fazer. Na sequência, clique em “Finish”.

Pronto, sua máquina e seu pendrive já estão equipados com antivírus.

Proteção extra

Entretanto, o cuidado com essas pragas digitais pode ir além desses softwares de proteção. Outro processo que pode minimizar a incidência de vírus nos equipamentos é impedir que o computador execute automaticamente o pendrive, quando este é "espetado" na máquina.

Para acabar com a execução automática no Windows (o processo também permite acabar com a reprodução automática de CDs e DVDs ou qualquer outro item de mídia que use o PC para funcionar), basta uns poucos comandos no sistema. No Windows 7 ou no Vista, deve-se entrar no menu “Iniciar”. Depois, “Painel de Controle > Hardware e Sons >  Reprodução Automática".

Escolha o que fazer quando um pendrive for inserido. As opções variam, mas as mais indicadas para aumentar sua segurança é “Nenhuma ação” e “Sempre perguntar”. Para usuários do XP, o processo é semelhante. Mas o caminho é diferente: “Configuração do Computador >  Módulos de Administrador  > Sistema". Lá, marca-se o item “Desativar AutoExecutar”.

Com isso, ao "espetar" o pendrive na máquina, você será perguntado sobre o que deseja fazer ou nada ocorrerá. Por meio do Windows Explorer, vá até a unidade em que está o aplicativo (porta USB) e clique com o botão direito sobre ela. Aparecerá uma janela com diversas opções. Normalmente, de acordo com antivírus instalado em seu PC, aparecerá a opção de escanear a unidade atrás de arquivos maliciosos (na imagem, o ClanWin se oferece para fazer o serviço).

Realize a varredura e, se nada for detectado, respire mais aliviado.

  • Reprodução

    Ao clicar com o botão direito na unidade que representa o seu pendrive no Internet Explorer, aparecerá a opção para "varrer" o dispositivo com o ClanWin em busca de vírus

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host