UOL Notícias Tecnologia
 

Campus Party 2010

25/01/2010 - 10h57

Acampamento digital reúne nerds em São Paulo; conheça as atrações

Da Redação

Começa nesta segunda (25) ao meio-dia o maior acampamento geek brasileiro, a Campus Party 2010. Voltado para os amantes de tecnologia, o evento terá cerca de 6 mil pessoas no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (capital), que compraram ingressos para ter acesso à internet ultraveloz e oficinas especiais. Parte deles ficará acampada no próprio local até o final da Campus Party, no domingo (31).

Grafiteiros do muro virtual

  • Divulgação

    Participantes da Campus Party vão conhecer o Wii Spray, para "grafitar" sem usar tintas

Os ingressos se esgotaram na última quinta-feira, mas se você quer participar, ainda é possível. Há uma área chamada Expo e Lazer que é de acesso livre e teve, na edição passada, 118 mil visitantes.

Entre as atrações gratuitas, está o Campus Futuro, local onde é possível conhecer novas tecnologias vindas de todo o mundo. Uma delas é o Robot Probo, espécie de “bichinho imaginário” capaz de entender gestos e expressões faciais e está sendo utilizado em hospitais para entreter crianças em tratamento. Outra delas é o SoundWalk, tecnologia que permite que o público interaja com o ambiente para produzir música.

Fãs do Wii, que possui um controle que acompanha os movimentos do corpo do jogador, vão virar verdadeiros grafiteiros com o WiiSpray, além de poderem conhecer o Flick Flock, uma instalação artística com som e imagens em 3D guiada pelo corpo do visitante.

Para amantes do rock’n roll, a Campus Party traz neste ano o game HeadBang Hero. O competidor veste uma peruca bem cabeluda com sensores especiais que captam o chacoalhar da cabeça, tal qual um metaleiro.

Outra tecnologia que chamará a atenção do visitante é o Emotiv Epoc. Este software faz com que as próprias ondas cerebrais do usuário sejam captadas por uma espécie de capacete, que interpreta as informações e as transmite para um personagem no mundo virtual.

Além destas atividades, o Instituto Campus Party realizará o Batismo Digital, para pessoas que tiveram pouco ou nenhum contato com computadores em suas vidas. Monitores irão auxiliá-los na interação com os equipamentos e as inscrições são feitas no próprio local.

Acampamento digital

Este é um dos eventos mais esperados no ano por quem gosta e acompanha tecnologia. Só no Orkut existem 80 comunidades sobre a Campus Party e, no Twitter, o perfil oficial tem 3.864 seguidores. Caravanas irão trazer os “campuseiros” (como são chamados os participantes) de várias regiões do país. Pessoas de outros Estados chegam a representar cerca de 41,56% do total de visitantes. 

Em sua terceira edição, a Campus Party trará palestrantes que são destaque no universo tecnológico, como Kevin Mitnick, ex-hacker e atualmente especialista em segurança; Marcos Figueiredo, cientista há 17 anos no Centro de Pesquisas Espaciais da NASA; e Lawrence Lessig, um dos fundadores do Creative Commons.

Além das palestras, competições prometem “esquentar” a Campus Party. Uma delas é o concurso de modding, técnica de modificação de gabinetes de computadores, que já ganhou status de arte no mundo geek. Um dos favoritos nesta categoria é Maciel Barreto, 34 anos, morador da pequena Itajuípe (Bahia) e ganhador na edição 2009.

Outro torneio tradicional durante a Campus Party é o de overclock, técnica para fazer componentes do PC rodarem numa capacidade acima da especificada pelo fabricante. Em outras palavras, seria como "turbinar" o computador para atingir um desempenho ímpar. Alexandre Nuccini, coordenador da área de Modding, e Ronaldo Buassali, que representou do Brasil na final do Master Overclocking Arena (MOA), na China, vão tentar quebrar o recorde mundial de overclock.

A programação completa pode ser vista no site da Campus Party.

Serviço

Campus Party Brasil 2010

Data: De 25 a 31/01/2010
Horário: Das 10h às 22h (para visitantes; "campuseiros" poderão entrar a partir das 12h de 25 de janeiro)
Preço: Grátis para visitantes para área Expo e Lazer; ingressos para Arena dos Campuseiros estão esgotados
Local: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - São Paulo - SP)
Informações no site oficial ou pelo e-mail.
 

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host