UOL Notícias Tecnologia
 

Campus Party 2010

28/01/2010 - 18h46

Oficina para fotos com celular mostra que ''defeito'' pode virar efeito

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia

Usar a câmera do celular para tirar boas fotos é impossível, não é mesmo? Nada disso. Mesmo aparelhos com baixa resolução podem surpreender e dar belos cliques. Quem defende a teoria é o fotógrafo Murillo Medina, que esteve nesta quinta (28) na Campus Party para dar dicas sobre como aproveitar o potencial do celular para fotografar.

Apesar do número cada vez maior de câmeras digitais “de bolso” disponíveis para compra, os celulares ainda levam um ligeira vantagem em termos de praticidade: fica mais discreto fotografar em lugares onde uma câmera dificilmente passaria despercebida da equipe de segurança, como dentro de uma estação de metrô, além do celular ser um item que está sempre à mão, acompanhando o usuário 24 horas por dia.

Outra vantagem dos celulares é agilidade para compartilhar as fotos tiradas. Os aparelhos mostram a opção para “Enviar a foto” logo após o clique.

Para quem gostou da ideia, o UOL Tecnologia compilou as principais dicas do fotógrafo durante a oficina. Então, pegue seu celular e mãos à obra!

Olhar atento 

O conselho principal é exercitar o olhar antes de ensaiar os primeiros cliques, adverte Medina. “Treinar o olhar é um exercício importante. Vale até mesmo assistir à TV sem som, para se concentrar apenas na imagem. Em cidades como São Paulo, por exemplo, a poluição sonora é tão grande que o fotógrafo precisa redobrar o esforço para se desconectar por um instante e mergulhar no silêncio da foto”, explica.

Outra dica é observar as linhas das paisagens e tentar utilizá-las para compor o quadro da foto. Você pode explorar diferentes ângulos, vale até mesmo “entortar” a foto: gire o aparelho e vá acompanhando pelo visor os melhores enquadramentos. Dessa forma, até mesmo uma simples cena cotidiana fica mais interessante. "Por exemplo, levei minha filha no parquinho para brincar e aproveitei as curvas do próprio brinquedo para compor uma foto diferente”, lembra Medina.

Envolva-se com a foto

Além de treinar o olhar, o fotógrafo precisa se aproximar do objeto ou situação retratados. Com fotos tiradas pelo celular, a dica é ainda mais valiosa, principalmente para aqueles com câmeras de resolução baixa (até 3 megapixels), que não capturam bem os detalhes se o fotógrafo estiver longe demais – e tímido. “É preciso se envolver afetivamente com a foto”, destaca Medina. Portanto, chegue mais perto das pessoas e objetos na hora do clique.

Olhar diferente

  • Murillo Medina Fotografia

    Foto dentro de vagão no metrô de São Paulo. "Treinar o olhar é importante", destaca fotógrafo

Celular como extensão do corpo 

Um novo paradigma surgiu quando as câmeras digitais foram lançadas: o fotógrafo não precisava mais olhar no pequeno visor para checar o enquadramento, mas sim na tela de LCD da máquina. Com o celular, o sentimento é parecido: você pode ir testando novos enquadramentos, girando o aparelho. “O que antigamente era ensinado nas oficinas de fotografia, com máquinas analógicas, hoje fica mais fácil de entender com a tecnologia digital. Use o celular como uma extensão do olhar e do corpo”, comenta o fotógrafo.

“Defeito” pode virar efeito  

Lembra daquelas antigas regras para uma boa foto, como evitar clicar pessoas e objetos contra a luz? Não as leve tão a sério. Como lembra o fotógrafo, efeitos de halo bem interessantes poderão surgir justamente quando o que for clicado estiver contra a luz.

Além disso, abuse dos efeitos pré-configurados que vêm no celular, pois eles podem ajudar a turbinar sua foto. Entre os mais comuns, está o Preto & Branco, Sépia e Negativo. Para quem usa smartphones, como o iPhone, é possível baixar aplicativos com biblioteca de efeitos diversos para suas fotos.

Capriche na edição 

Até mesmo usuários leigos conseguem aplicar correções mais sofisticadas nas fotos, com a difusão de ferramentas online de edição. Na maioria dos sites, basta criar um login e senha para começar a editar. Assim, se a foto tirada pelo celular precisa de um contraste melhor, cores mais vivas ou corte, fica fácil corrigi-las.

Medina recomenda três sites para a tarefa: o Photoshop.com e o Picnik, que dão conta da tarefa de pequenos retoques, e o Sumo Paint, que oferece correções e ferramentas de edição mais avançadas.

Além desses sites, o UOL Tecnologia preparou um álbum com mais opções para você editar suas fotos online.

Duvidou do resultado?

Se você ainda está cético em relação às fotos obtidas com celular, veja o álbum com fotos tiradas por Medina com seu LG Genius MS-25, com câmera digital de 2.0 megapixels (1600x1200) e as tentativas – que ficaram bem mais modestas – da repórter desta matéria durante a oficina, com seu Sony Ericsson z550i, de 1.3 megapixels (1280x1024).
 

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host