UOL Notícias Tecnologia
 

CeBIT 2010

02/03/2010 - 12h05

Tecnologia substitui mouse e teclado pelos olhos no comando do PC

Ana Ikeda||Do UOL Tecnologia
Em Hanover, Alemanha
  • Sistema que permite ''digitar'' com os olhos é exibido na Cebit 2010

    Sistema que permite ''digitar'' com os olhos é exibido na Cebit 2010

Já pensou em digitar usando somente o olhar? A tecnologia de eye tracking (ou monitoramento dos olhos) foi criada com o intuito primordial de ajudar pessoas com tetraplegia, mas já tem aplicações interessantes em outras áreas, como estudos de publicidade e pesquisas científicas no ramo da psicologia. 

A tecnologia une hardware e software para garantir que todos os comandos do computador sejam feitos através dos olhos. Sensores infravermelhos localizados na tela do Tobii, como é chamado o equipamento, mapeiam o olhar de cada usuário e fazem a "calibragem" do aplicativo. O processo demora menos de um minuto -- basta focalizar o olhar seguindo um círculo na tela.

Após o ajuste, o usuário terá apenas de focalizar na tela o ponto que escolheu, o equivalente ao local onde clicaria com o mouse. 

O aplicativo pode ser configurado para "clicar" na opção após alguns segundos de foco com o olhar ou também pelo piscar dos olhos. Além de escolher menus, um teclado virtual ajuda a escrever textos e mensagens.

Teste
O UOL Tecnologia testou o sistema. O excesso de luminosidade no pavilhão, aliado ao reflexo do óculos da repórter, impediram a correta calibragem. O expositor, no entanto, mostrou que mesmo com o sistema ajustado para outra pessoa, era possível utilizá-lo. Foi um pouco mais complicado acertar o foco em cada letra, mas funcionou.

O sistema tem dificuldade para focalizar pontos muito pequenos na tela – links como “em cache” e “similares”, que aparecem no Google. Para solucionar a questão, os desenvolvedores criaram um add-on para Firefox, que transforma esses pequenos pontos de links em número. Dessa forma, para acessá-los basta focalizar o número no sistema do Tobii que a página será aberta.

Apesar de a tecnologia ser útil para pessoas com dificuldades de digitação, não há dúvidas de que esse processo é muito mais demorado para uma pessoa acostumada a usar o teclado e o mouse. Durante os testes, a repórter até pensou em digitar uma frase inteira usando o sistema -- algo praticamente inviável, considerando o gasto de tempo, no primeiro dia da maior feira de tecnologia do mundo, quando se tem diversos outros pavilhões para percorrer.

Diferencial
O grande diferencial desse sistema é que, por meio de uma plataforma única, o usuário pode usar outros aplicativos, como Wordpad, MSN e Firefox. Na interface do Tobii, ficam integrados programas de edição de texto, mensagens instantâneas, e-mails, navegador de internet, entre outras opções. É até possível digitar mensagens para que sejam lidas em voz alta pelo PC.

"É uma tecnologia versátil. Um sistema como este pode analisar mídia e publicidade. Os portais podem saber quais as áreas mais vistas, quais notícias e anúncios chamam mais atenção na página. Já um cientista pode fazer pesquisas de comportamento mais assertivas, quando utilizam imagens, já que a reação dos olhos é mais genuína", ressalta Uli Ehhert, executivo da Assistive Technology.

Segundo ele, usuários em mais de 60 países já utilizam o Tobii, que tem versões em diversas línguas e em breve ganhará uma versão em português.  

  • Ana Ikeda/UOL Tecnologia

    Diferencial desse sistema é que, por meio de uma plataforma única, o usuário pode usar outros aplicativos, como Wordpad, MSN e Firefox. Na interface do Tobii, ficam integrados programas de edição de texto, mensagens instantâneas, e-mails e navegador de internet, entre outras opções

 

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host