UOL Notícias Tecnologia

07/09/2010 - 08h28

Compactos, computadores tudo-em-um querem tomar o lugar de seu desktop

GUILHERME TAGIAROLI||Do UOL Tecnologia
Em Berlim, Alemanha
  • All-in-one da Lenovo, o IdeaCentre C200 tem tela touchscreen de 18 polegadas

    All-in-one da Lenovo, o IdeaCentre C200 tem tela touchscreen de 18 polegadas

Cursos de informática ensinam que um computador é composto por CPU, monitor e periféricos (mouse, teclado, webcam e outros). Mas isso está mudando: a tendência é que, ao menos visualmente, esse sistema seja reduzido a monitor e periféricos. O que comprova essa tese são os vários modelos de PCs All-in-one (tudo-em-um, em tradução livre) apresentados durante a IFA 2010, feira internacional de eletrônicos e utilidades domésticas realizada na Alemanha até quarta-feira (8).

As máquinas All-in-one – característica já incorporada pelos iMacs, da Apple -- ocupam menos espaço do que computadores convencionais, pois têm a CPU acoplada ao monitor. De modo geral, é possível reconhecer esse tipo de máquina olhando a largura da tela: no caso de All-in-one, é bem provável que ela seja mais larga que o tradicional.

Outra vantagem importante desse tipo de computador é a diminuição do número de fios. Apenas um cabo alimenta o monitor e a CPU, que formam uma única peça. Quanto aos outros periféricos (mouse e teclado), geralmente são ligados via porta USB ou Bluetooth. No Brasil, fabricantes já vendem computadores que seguem essa tendência.

A Sony, por exemplo, apresentou um modelo da linha Vaio (VPCJ11M1EB) com tela controlada por múltiplos toques. Ou seja: além de poder digitar em um teclado convencional, que vem com o computador, é possível, por exemplo, consultar mapas com maior interatividade fazendo o zoom com os dedos.

Outro modelo, este da Lenovo, tem uma tela de 23 polegadas com resolução FullHD e placa de vídeo dedicada para jogar no PC. Além disso, o teclado dele é sem fio. Outras marcas como Acer, MSI e Dell também mostraram modelos de computadores compactos.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host