UOL Notícias Tecnologia

21/04/2009 - 10h30

Como detectar e excluir o Conficker do seu computador

Da Redação
Com mais de 4,6 milhões de máquinas infectadas pelo mundo, a praga Conficker ainda causa insegurança entre usuários e empresas de segurança —mesmo depois de não ser ativado no dia 1º de abril, data programada para os ataques.

No ranking de países mais afetados pelo Conficker, o Brasil aparece em segundo lugar, com 10,8% das máquinas infectadas em todas as nações, segundo relatório da IBM.

O objetivo do software malicioso é criar uma rede de computadores que responda a comandos enviados por um servidor remoto —ou seja, cria uma rede de máquinas zumbis.

Quando ataca a máquina, o Conficker desabilita uma série de aplicativos de segurança do sistema, como updates do Windows, Windows Security Center, Windows Defender e Windows Error Reporting. Se o computador estiver conectado em rede, a praga é distribuida a outros PCs sem proteção.

Até agora, o Conficker recebeu três novas atualizações (que chegam aos computadores infectados pela internet). A última delas, chamada de Conficker. C, emite uma mensagem cobrando cerca de US$ 50 pelo download de um software que promete eliminar o vírus. A meta é ganhar dinheiro e roubar dados financeiros dos usuários.

De acordo com Eduardo Godinho, gerente técnico da empresa de segurança TrendMicro, espera-se que a praga tenha uma nova atualização. Dessa vez, quem está em perigo são os dados armazenados no HD dos usuários. "É provável que o novo update foque no embaralhamento de dados do disco rígido para depois cobrar o resgate deles", conta.

Como detectá-lo

Existem diversas maneiras de detectar se o seu computador foi infectado -inclusive online. Uma das mais simples é apresentada pelo site do Conficker Working Group. Basta abrir a página indicada pelo grupo e checar se todas as figuras aparecem.

Se o resultado for positivo, as chances de a máquina estar infectada é bem pequena, mas vale checar com antivírus. Agora, se nem todas as fotos aparecerem, fique atento porque seu computador está contaminado.

O site da University of Bonn também oferece a ferramenta.O resultado é rápido e mostra apenas se existe ou não sinais de infecção.

Outra dica é limpar o cache do seu navegador (Ferramentas > Opções de Internet > Apagar histórico) e tentar acessar sites de empresas de segunça, como Symantec, AVG, McAfee. Se as páginas estiverem bloqueadas, o computador está infectado.

Além dos serviços online, vale checar se nenhuma atualização foi desativada e se a navegação e tráfego na rede estão alterados.

Está infectado?

Após tanta preocupação em torno do ataque do vírus, muitas empresas apresentaram soluções para a remoção da praga. Entre elas, McAfee, Sophos, Symantec.

Confira a lista preparada pelo Superdownloads com ferramentas gratuitas para remover o Conficker.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    DNS E CONFICKER