UOL Notícias Tecnologia

15/04/2011 - 10h44

Cansou do IE e Firefox? UOL Downloads traz dez opções de navegadores alternativos

SÉRGIO VINÍCIUS||Para o UOL Tecnologia
  • Getty Images

    Na web existem opções de browsers que agradam a usuários com necessidades específicas

Os navegadores de internet mais populares são Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome. Há ainda uma fatia de mercado ocupada pelo Opera e pelo Apple Safari, que agradam menor parcela dos usuários. Mas há vida além deles.

Baseados nos navegadores citados e com alterações diversas -- como mais velocidade, menos peso ou mais interação a redes sociais --, é possível encontrar na web opções de browsers que podem agradar a usuários com necessidades específicas. A seguir, listamos dez das principais alternativas à navegação mainstream.

Avant Browser

Navegador com suporte a abas (como quase todos do mercado). Ele tem um pouco do Internet Explorer, já que é baseado nesse navegador e, por isso, é compatível com 99% das páginas eletrônicas. Empresta algumas coisas do Opera também, ao permitir a navegação por tabs horizontais e verticais. É bastante estável.

Netscape

Eis que o Netscape, outrora líder de mercado, perdeu tanto espaço que virou alternativo. Para reviver, resolveu unir motores do Firefox e do Internet Explorer sob sua interface. Mais rápido e um tanto mais seguro, pode atrair quem queira automatizar certas tarefas, como preencher formulários. Tem leitor de e-mail integrado.

K-Meleon

É uma espécie de Firefox mais leve. Tem a mesma engine (“motor”) dos browsers da Mozilla e oferece como principal atrativo a promessa de ser mais rápido. É realmente um pouco mais veloz que os outros navegadores irmãos, mas nada que se diga “puxa, como é ligeiro!”. Vale pelo visual.

Comodo Dragon

Navegador que lembra muito, muito, muito o Google Chrome - e é baseado nele. Desenvolvido pela conhecida empresa Comodo, que também distribui firewalls e antivírus, tem na segurança seu principal atrativo. Um de seus trunfos é contar com filtros que analisam certificados SSL e informam o nível de segurança das páginas visitadas.

Flock

Conhecido como navegador social, o Flock é voltado a usuários que precisam de um browser para, além de visitar páginas, acessar e interagir em redes sociais, como Twitter. É possível visualizar recados ou atualizações sem a necessidade de entrar no site original. Uma barra lateral faz as vezes de aplicativo para mídias sociais.

ChromePlus

O ChromePlus tem a interface semelhante ao Google Chrome. Seu jeitão e suas aplicações são idênticas. A diferença entre eles está no modo como o usuário pode realizar suas ações: o ChromePlus tem atalhos a torto e a direito, que tornam a navegação mais rápida. Duplo clique, por exemplo, fecha a aba. Ao clicar em um link e arrastá-lo, o navegador abre uma nova aba com o conteúdo dele.

Maxthon

Se fosse um canivete, seria daqueles suíços, cheio de traquitanas. O Maxthon é baseado no IE e oferece todos os recursos dos navegadores famosos - abas, gerenciador de downloads - e muitos outros, como mouse gestures (responde a comandos de gestos no mouse) e caçador de propagandas.

MSN Explorer

Não funciona no Windows 7 e é uma espécie de Internet Explorer para iniciantes. Com pouquíssimas funções, oferece de bandeja ao usuário as principais tarefas da web - bate-papo, acesso a e-mails, rádios online e muito pouco a mais. Vale muito o download para usuários iniciantes.

Orca Browser

Baseado no Firefox, o Orca Browser tem como objetivo levar ao usuário segurança e velocidade. Conta com bloqueador de anúncios e de Flash e mantém uma senha mestra que protege dados que ficam registrados no browser, como itens de formulários. É possível sincronizar favoritos entre diferentes máquinas equipadas com o Orca.

Slim Browser

O maior atrativo do Slim Browser é permitir a visualização de diferentes sites por meio da mesma interface. Ele conta com um sistema de tabulação que mostra as páginas todas de uma vez. Além disso, conta com bloqueador de pop-up. Para desenvolvedores, agrada: tem suporte com destaque de sintaxe HTML, editor de scripts e upload FTP.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host