UOL Notícias Tecnologia

24/03/2011 - 07h00 / Atualizada 18/01/2012 - 18h54

Conheça (e baixe) dez programas gratuitos para proteger seu computador

Sérgio Vinícius
Para o UOL Tecnologia
  • Getty Images

    Um antivírus ou pacote de proteção instalado e atualizado deixa seu PC livre de pragas virtuais

As pragas digitais estão por toda parte. Um computador conectado à internet corre o risco de ser atacado e, se isso acontecer, o usuário pode perder trabalhos, ter suas informações pessoais roubadas ou, simplesmente, o computador pode começar a travar ou funcionar de forma estranha.

Para minimizar os problemas é indicado que qualquer PC tenha um bom antivírus ou pacote de proteção instalado e constantemente atualizado. As mais famosas opções de monitoramento de pragas são pagas. Mas há ainda um rol de serviços gratuitos que podem dar conta do recado, desde que constantemente atualizadas e em funcionamento (ter um antivírus desatualizado em seu computador equivale a não ter nenhum).

O UOL Tecnologia listou as 10 melhores ferramentas de proteção contra pragas virtuais gratuitas disponíveis na web. Há as mais completas, as mais robustas, as mais fáceis de usar, as mais rápidas. Confira nossa relação e escolha a sua ferramenta (opte apenas por um dos pacotes de segurança, pois duas opções podem entrar em conflito quando instaladas no mesmo computador).

PC Tools AntiVirus Free

Conceituado software que protege contra pragas da web em tempo real. Um de seus pontos fortes é a facilidade com que interage com o usuário, por meio de uma única tela. Com informações claras e concisas, varre o sistema, retorna dados sobre o escaneamento, permite personalização. Tem uma versão paga com mais opções.

Rising Antivirus Free Edition

Outro programa gratuito que tem uma versão paga mais robusta. Entretanto, esse freeware realiza um bom trabalho ao manter o computador afastado de pragas como

vírus, cavalos de Troia, worms, rootkits. Tem sistema de atualização automática e consegue escanear pendrives e demais aplicativos móveis. Conta ainda com um braço online, chamado Rising Cloud, que aumenta a proteção via web.

Panda Cloud Antivirus

Programa de proteção que também tem um pé na computação em nuvem. Leve (com cerca de 300 kb) e muito simples de usar, o Panda Cloud Antivirus analisa de forma online arquivos e comportamentos dos arquivos suspeitos. Depois de baixado, ele praticamente faz tudo o que é necessário para proteger a máquina sozinho.

Avast! Free Antivirus

Um dos mais famosos antivírus gratuitos, o Avast! Free Antivirus é competente e robusto. Tem uma aparência moderna, menu em português e proteção em tempo real a páginas de internet maliciosas, e-mails recebidos com anexos suspeitos e outros itens que podem servir de ameaça digital. Fácil de usar e com banco de dados atualizado. Tem uma tecnologia de análise que pode ser usada antes do sistema operacional carregar, o que permite encontrar e eliminar vírus sem que eles se escondam no Windows em funcionamento.

Avira AntiVir Personal

Popular, o Avira AntiVir Personal - FREE Antivirus tem como trunfo um ótimo sistema de escaneamento, que é rápido e ágil. O software corre atrás de programas maliciosos como vírus, trojans, programas de backdoor, hoaxes, worms, discadores automáticos. Tem uma das mais altas taxas de detecção de vírus do mercado digital.

Microsoft Security Essentials

Programa da Microsoft gratuito para uso pessoal e pequenas empresas. Promete segurança aos computadores, protegendo-os de spywares, vírus, rootkits e trojans. Trata-se de uma das soluções mais simples de usar do mercado. Basicamente com dois ou três cliques o software se põe a proteger a máquina. Varre e monitora a máquina, atrás de itens maliciosos já instalados.

ESET NOD32 Antivirus

Possível testar gratuitamente apenas por 30 dias. A maior parte dos programas antivírus tem o mesmo problema: eles são pesados, lentos e, quando estão em ação de varredura ou outros serviços que necessitam de alta interação com o PC, tornam tudo moroso. O ESET NOD32 Antivirus, aparentemente, se preocupa mais com não afetar o desempenho do sistema do que com pragas virtuais. Uma vez instalado, ele trabalha sem incomodar o usuário atrás de vírus. Como o programa é shareware, parte dos recursos são gratuitos; extras estão disponíveis apenas na versão paga.

ClamWin Free Antivirus

Um software leve e de código aberto que conta com boa biblioteca de vírus, varredura rápida de sistema de detecção de pragas inteligente. Tem recursos que trabalham em conjunto com duas portas de entradas de pragas virtuais - Internet Explorer e Outlook Express - e permite o agendamento de varredura. Conta com versão portátil, para ser usada a partir de pendrives.

VIPRE Antivirus + AntiSpyware

O VIPRE Antivirus + AntiSpyware promete - e cumpre - não deixar o computador lento enquanto está em funcionamento, seja varrendo seja monitorando o PC. Tem itens como antivírus, antispyware, anti-rootkit, antimalware integrados ao seu sistema de segurança. Conta com características como rápido escaneamento e controle de itens que acessam a máquina sem o consentimento do usuário, provindas de e-mail recebidos.

Comodo AntiVirus

Simples de instalar, o Comodo tem um banco de dados atualizado minuto a minuto. Suas atualizações são realizadas de forma automática e consegue bloquear a ação de malwares antes mesmo que eles tentem infectar a máquina - apenas a presença de algo suspeito faz com o que o Comodo aja. Interface altamente amigável e a facilidade de uso podem agradar a usuários leigos.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host