UOL Notícias Tecnologia

08/04/2011 - 07h00 / Atualizada 08/04/2011 - 19h26

Conheça dez programas gratuitos para ouvir músicas e assistir a vídeos no computador

SERGIO VINÍCIUS || Para o UOL Tecnologia
  • Getty Images

    Programas para executar mídias no computador devem ser leves e com boa usabilidade

Os computadores se tornaram uma grande central multimídia: eles reúnem uma vasta quantidade de filmes, músicas, animações, vídeos, nos mais diferentes formatos e tamanhos. Para fazer a interface entre máquina e usuário, o ideal é recorrer a programas para rodar essas mídias que sejam espertos, leves e com excelente usabilidade.

Para ajudá-lo nessa tarefa, o UOL Tecnologia reuniu as dez principais opções de players do mercado, que realizam um trabalho de boa qualidade e, melhor, são gratuitos. Confira os escolhidos:

The KMPlayer

Player de áudio e de vídeo que tem como ponto forte o fato de ser compatível com o maior número de extensões de áudio de vídeo possíveis. Tem versão em português e conta com assistentes para reprodução de arquivos.

AIMP Classic

Player de áudio russo, que tem como ponto positivo seu design inovador e cheio de estilo. Pequeno (ocupa cerca de 8 MB no disco rígido), conta com recursos como assistente de playlist e marcadores que, ao serem ativados, permitem ao usuário agendar o que deseja e o que não deseja ouvir.

GOM Player

O GOM Player tenta agregar, em uma única interface, qualquer serviço relacionado a áudio e vídeo. Além de tocador, permite o gerenciamento e a gravação de arquivos, trabalha com codecs, tem suporte a legendas. Seu conjunto de rádios online e o amplo suporte a skins são dois atrativos que podem agradar a usuários experientes e exigentes.

jetAudio Basic

Simples tocador de música, o jetAudio Basic tem um excelente equalizador (melhor até do que o do famoso Winamp), além de ampla gama de personalizações e configurações (o acesso a skins, que podem ser realizado a partir do próprio programa é um exemplo de sucesso). Suporta os efeitos sonoros Wide, Reverb, X-Bass, X-Surround, BBE, BBE ViVA e Crossfade.

Winamp Full

Muito popular, o Winamp é um reprodutor multimídia confiável. Um tanto quanto lento e pesado, o player conta com visual moderno, suporte a skins e biblioteca intuitiva. Há um gerenciador de arquivos que facilita o acesso e reprodução de músicas e vídeos. Há opção de interface reduzida ou básica, que agrada a usuários minimalistas.

Windows Media Player

Opção de player da Microsoft. Em sua atual versão, permite a organização intuitiva de arquivos, relacionando itens por autor ou por tipo. Com facilidade, permite ao usuário copiar, gravar CDs e enviar músicas para aparelhos portáteis. Tem ainda loja virtual e design simples (que vai ao encontro do sistema Live da MS, simples e limpo).

Foobar2000

Programa leve, esperto e muito feio. Trata-se de um reprodutor de áudio que simplesmente toca músicas e faz muito pouco além disso. Tem suporte a plug-ins e algumas opções de visualização. Seu usuário tem acesso à LastFM (www.last.fm), serviço online de comunidade musical.

Kantaris Media Player

Player completo que já é distribuído com muitos codecs embutidos, permitindo assim reproduzir diversos arquivos de áudio e de vídeo sem problemas. Pequeno (9 MB), é esperto e tem poucos recursos de áudio. Para usuários que querem um tocador funcional, sem muitos itens de personalização, trabalha perfeitamente.

XMPlay

Eis um player leve (tem 300 kB). Muito pequeno e rápido, o XMPlay simplesmente reproduza música e nada mais. Pode ser utilizado a partir de um pendrive e as músicas podem estar em unidade diferente do software. Basicamente, reproduz, para, retrocede e avança as canções. Nem mais, nem menos.

Winyl

A principal vantagem do Winyl é que ele consome pouca memória RAM, não travando ou tornando lento o computador (muito recomendado a máquinas antigas ou ultrapassadas). Como base de comparação, em uma operação de reprodução comum, ele consome 13 MB de RAM, enquanto o Windows Media Player, 83 MB. Tem reprodutor simples de multimídia e é fácil de ser usado.

Saiba escolher seu fone de ouvido
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host