UOL Notícias Tecnologia

14/06/2011 - 10h32 / Atualizada 14/06/2011 - 12h08

Apple entra em acordo com a Nokia para pagamento de infração de patentes

Da Redação*
  • Foto da Apple Store de Nova York; a empresa de Steve Jobs pagará por usar patentes da Nokia

    Foto da Apple Store de Nova York; a empresa de Steve Jobs pagará por usar patentes da Nokia

Após quase dois anos de batalha judicial, a Nokia informou que a Apple concordou em pagar o licenciamento de patentes utilizadas pela empresa. O acordo “abafará” todas as reclamações de quebra de patente registradas pela Nokia na agência de comércio internacional dos Estados Unidos.

Apesar de não haver muitos detalhes sobre a operação, tudo começou em outubro de 2009 quando a Nokia entrou com uma reclamação no órgão de regulação dos EUA contra a Apple. Segundo a empresa finlandesa, a Apple estava usando no iPhone uma série de patentes registradas pela marca.

A Nokia informou que o acordo entre as empresas prevê o pagamento de uma taxa pelas infrações e por royalties de patentes que a companhia de Jobs eventualmente for utilizar. A empresa não especificou o valor da operação e ainda disse que os termos do contrato são confidenciais.

“Nós estamos contentes em ter a Apple entre nossos licenciados. O acordo mostra a liderança do portfólio de patentes da Nokia e nos permite focar em outras oportunidades de licenciamento no mercado de comunicações móveis”, disse Stephen Elop, diretor-executivo da Nokia.

De acordo com a Nokia, nas últimas duas décadas, a empresa investiu aproximadamente 43 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, que resultaram em mais de 10.000 patentes.

Briga longa

Segundo o site de tecnologia americano “Cnet”, a Nokia reclamava do fato de a Apple ter infringido tecnologias licenciadas que têm relação a como os aparelhos da Apple se conectam a redes GSM, 3G e wi-fi, encriptação de informações e codificação da fala.

Em dezembro de 2009, a Apple contra-atacou a Nokia entrando com uma reclamação de infração de patente, informando que aparelhos da marca finlandesa usavam 13 patentes registradas pela Apple. Além disso, a empresa de Steve Jobs alegou que a quantia que a Nokia gostaria de receber era injusta, irracional e discriminatória.

A disputa entre as empresas ainda continuou. A Nokia voltou a registrar reclamações contra a Apple acusando a empresa de infringir 7 patentes em praticamente todos os celulares, tocadores portáteis e computadores.

Em março de 2010, a corte de Delaware, nos Estados Unidos, colocou o processo em espera para aguardar a decisão da agência americana que tratava do trâmite. Nesse meio tempo, a Apple voltou a registrar queixas contra a Nokia só que no Reino Unido, em setembro de 2010. Só que dessa vez, a Apple reclamava a violação de 9 patentes.

* Com informações da Cnet

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host