UOL Notícias Tecnologia

24/06/2011 - 13h49 / Atualizada 12/08/2011 - 16h39

Ministério da Cultura admite tentativa de ataque hacker; página ficou instável

Da Redação
  • Página do Ministério da Cultura apresentou instabilidade na manhã desta sexta-feira (24)

    Página do Ministério da Cultura apresentou instabilidade na manhã desta sexta-feira (24)

O site do Ministério da Cultura sofreu uma tentativa de ataque hacker na manhã desta sexta-feira (24). O site apresentou instabilidade no acesso por volta das 07h da manhã, porém, segundo a equipe de infraestrutura tecnológica do Ministério, o site não chegou a ficar fora do ar.

De acordo com comunicado enviado à imprensa, a instabilidade ocorreu em função de uma sobrecarga de acesso causada por um endereço IP brasileiro – o que indica que o ataque foi feito do próprio país.

Esse tipo de ataque, chamado de negação de serviço, consiste na tentativa de deixar um site ou servidor inoperante enviando uma série de acessos. Geralmente, não há invasão, apenas dificuldade ou total inoperância para acessar um serviço. A maioria dos recentes ataques dirigidos a sites de Governo utilizou essa técnica.

Membros dos grupos mais atuantes nesse tipo de ação (Anonymous, LulzSecBrazil ou, o recente, Fail Shell) não assumiram a autoria da tentativa de “derrubada” da página.

 

Ataques ao Governo

Os grupos LulzSec e o Anonymous, recentemente, se uniram contra órgãos governamentais de todo o mundo em uma operação chamada de Antisec. “A LulzSec e o Anonymous acabaram de declarar guerra aberta contra todos os governos, bancos e grandes corporações do mundo [...]. O objetivo é expor corrupção e segredos obscuros“, diz o manifesto sobre a parceria.

A divisão brasileira do LulzSec começou a agir na madrugada desta quarta-feira (22), quando fez ataques ao site da Presidência da República (www.presidencia.gov.br), página do Governo (www.brasil.gov.br) e ao site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Na tarde do mesmo dia, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) afirmou que o ataque foi o maior já sofrido pelo Governo. Segundo o órgão, houve picos de 2 bilhões de tentativas de acessos simultâneos vindos da Itália.

Na manhã da última quinta-feira (23), o grupo hacker liberou supostos dados pessoais de Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, e de Dilma Roussef, presidente do Brasil. Além disso, eles postaram links no Twitter para dois arquivos: um com supostas trocas de mensagens entre funcionários da Petrobras e outro com senhas e logins de acesso a áreas restritas do site do Ministério do Esporte. Durante a tarde, o site do Ministério do esporte (www.esporte.gov.br) saiu do ar.

A publicação desses dois arquivos sugere que o grupo queria provar ao Serpro – que descartou a possibilidade de roubo de informações – que os sistemas também foram invadidos.

Os sites do Senado e da Presidência ainda foram alvo de ataques na tarde da última quinta.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host