UOL Notícias Tecnologia

29/09/2011 - 07h00 / Atualizada 29/09/2011 - 07h00

Pergunta do leitor: acesso à rede Wi-Fi com smartphone é pago?

SÉRGIO VINÍCIUS || Para o UOL Tecnologia

O leitor Sérgio escreveu ao UOL Tecnologia perguntando se o acesso à internet por meio de uma rede Wi-Fi, com um smartphone, faz com que ele tenha de pagar algo. A resposta é: depende. Se ele utilizar o Wi-Fi da forma mais tradicional (que será explicada abaixo), não precisará pagar. No entanto, há casos em que a conexão sem fio é cobrada, como também acontece com o 3G.

Utilizar uma rede Wi-Fi nada mais é do que acessar uma conexão de internet sem fio. Hotéis, shoppings e outros estabelecimentos comerciais costumam oferecer a conexão gratuitamente a seus clientes – se tiver de pagar, o usuário será informado antes, pois serão solicitados dados de cartão de crédito, por exemplo. Em residências com roteadores, em que também há Wi-Fi, é possível conectar-se sem custos adicionais.

Em todos esses casos, basta entrar no alcance da rede, conectar-se e sair navegando. Grosso modo, é como se pegasse um cabo de internet, espetasse no aparelho e o usasse à vontade. Sem cobrança por isso.

No caso de conexões de dados providas pelas operadoras de telefonia, há a cobrança. Qualquer que seja o acesso - de WAP a 3G, que se diferenciam basicamente pela largura de banda e velocidade da conexão -, o uso costuma ser cobrado por tráfego de dados. A cada acesso à web, o usuário baixa (e envia) dados para (e do) o smartphone. Mesmo a simples leitura de um e-mail gera tráfego.

Cada operadora mantém planos de acesso à internet e de pacote de dados, que podem ser mais ou menos atraentes, de acordo com o tipo de uso. Mesmo quem tem celular pré-pago pode conectar-se à web - seja por WAP ou 3G - e o custo é calculado de acordo com o tráfego (salvo promoções específicas).

Por isso, em alguns casos o “internet ilimitada” dos planos 3G é vantajoso: o usuário pode navegar sem ter a preocupação com a quantidade de dados enviada e recebida (algo definitivamente difícil de calcular). 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host