UOL Notícias Tecnologia

12/07/2007 - 09h02

Desvantagens dos aplicativos portáteis não comprometem praticidade

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Os usuários de pendrives que aderirem aos aplicativos portáteis vão descobrir que a principal vantagem destes aplicativos é a portabilidade.

Depois que você se acostuma a ter todos seus e-mails em um único lugar, você não vai mais querer outra coisa. No caso do Thunderbird, basta chegar em qualquer lan house, ou no computador de trabalho, plugar o pen drive e acessar suas contas de correio eletrônico.

O mesmo vale para o navegador Firefox, que você pode usar do jeito que gosta —com os favoritos, plugins e temas— em qualquer lugar. E com o Open Office, você tem a liberdade de chegar em qualquer computador, independente dos programas instalados, e trabalhar nos seus documentos como se estivesse em casa.

Outra vantagem aparente é a privacidade. Ao trabalhar diretamente com aplicativos portáteis, toda sua produção é salva no próprio pendrive, sem deixar marcas no registro do Windows ou no computador que está sendo utilizado.

Excelente pedida para lan houses e outras conexões compartilhadas, elevando o nível de segurança e privacidade. Mas não dê bobeira: pendrive também pega vírus, então cuidado ao salvar arquivos executáveis.

Use um bom antivírus (portátil) e mantenha-o sempre atualizado.

Conte nos dedos
Uma desvantagem é a velocidade de acesso. Apesar de cada vez mais rápidos, os pendrives são mais lentos do que o disco rígido no computador.

Para trabalhos de escritório e para navegar na internet, não chega a ser uma diferença que cansa, mas é perceptível na hora de carregar os programas, principalmente os maiores, como o OpenOffice.

Nunca será a mesma coisa do que abrir o programa direto no disco rígido, devidamente instalado. Por outro lado, depois que a janela do programa está aberta, a diferença é imperceptível.

Reprodução
No Thunderbird há algumas funções desligadas na versão portátil
Devido à compactação dos softwares para rodar no pendrive, em alguns casos os aplicativos portáteis não possuem todos os recursos disponíveis nas versões originais.

Em geral, a diferença é pequena para o usuário, mas está lá. Por exemplo, no Thunderbird há algumas funções desligadas para economizar o tempo de vida útil do seu drive USB, mas nada que atrapalhe as principais funcionalidades de checar/responder/gerenciar e-mail e várias contas diferentes.

Vida útil
Falando nisso, eis um ponto de atenção: se você é um usuário constante de pendrives, fique ligado no tempo de vida útil do dispositivo. Quanto mais se usa, provavelmente menor é o tempo de vida. Não existe regra geral e as fabricantes nunca revelam quanto tempo o pendrive vive, até mesmo por conta do caráter volátil da memória usada nos pendrives.

Para prolongar ao máximo essa validade, o que conta não é o uso maior ou menor do drive, mas os cuidados básicos. Há uma série de fatores que ajudam: evitar quedas, evitar deixar o pendrive perto de telefone celular ou outros aparelhos que emitam ondas eletromagnéticas, evitar calor excessivo e evitar desplugar o pendrive abruptamente enquanto ele ainda lê os dados —procure sempre usar o ícone 'remover hardware' que fica na barra de tarefas (ao lado do relógio) do Windows antes de desplugar o pendrive.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host