UOL Notícias Tecnologia

07/01/2008 - 09h14

Tendência da CES é conexão entre TV, PC, celulares e gadgets

FRANCISCO MADUREIRA

Editor do UOL Tecnologia, em Las Vegas
A palavra de ordem é conectar. A CES 2008 (Consumer Electronics Show), maior feira de eletrônicos do mundo, nos Estados Unidos, deixa evidente este ano que todos os aparelhos que fazem parte do cotidiano devem ser capazes de conversar entre si para dar ao usuário o melhor de cada um.

Você acha que a tendência de conectividade vai pegar?

Enquanto a tecnologia Bluetooth se consolida e leva o conteúdo e as ligações do celular para outros gadgets —como o rádio do carro ou fones de ouvido instalados no capacete de uma moto—, o roteador sem fio deixa de ser algo para conectar computadores e, no rastro do Apple TV, lançado há um ano, começam a surgir diversos aparelhos que conectam PC, DVD player e outros dispositivos de mídia diretamente à TV, e sem a necessidade de fios.

E com a TV no centro das atenções multimídia da casa, o PC perde cada vez mais espaço. Já existem gadgets que convertem vídeos de qualquer aparelho diretamente para o iPod ou para um pendrive, sem precisar do computador.

Além disso, cada vez mais os celulares e tocadores de mídia têm acesso à Web e podem trabalhar de forma independente.

A CES 2008 começa nesta segunda e vai até quinta em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Com 2.700 expositores, a feira espera um público de 140 mil pessoas para ver novidades em tecnologias de áudio, vídeo, fotografia digital, televisão e robótica, entre outras.

Em 41 anos de história, a feira já assistiu ao lançamento de algumas tecnologias importantes, como à do videocassete, em 1970, à dos CD players, em 1981, e à da TV de alta definição, há dez anos.

O UOL Tecnologia vai acompanhar as principais novidades da feira em reportagens diárias, fotos e vídeos. Você também pode acompanhar notícias pelo IDG Now! e pela Revista Connect.
Mais CES 2008
Bill Gates saúda "nova Década Digital" e cita iPhone
LG anuncia sistema de TV digital móvel para os Estados Unidos
Sharp promete lançar TV LCD de 108 polegadas este ano nos EUA
Warner deixa de dar suporte ao HD DVD e Toshiba defende formato
E-paper mais fino que papel e laptop de 1 TBFotos
AMD detalha próxima geração da plataforma Puma
Produtos que serão destaque na CES 2008
Philips aposta no design para agradar às mulheres

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host