UOL Notícias Tecnologia

09/01/2008 - 07h30

Oled desponta como sucessor do LCD e do plasma na CES

FRANCISCO MADUREIRA

Editor do UOL Tecnologia, em Las Vegas (EUA)
Diodo orgânico emissor de luz. Guarde este nome —ou ao menos a sigla em inglês, Oled. Esta é a tecnologia-sensação em imagem digital na CES 2008 e desponta na maior feira de eletrônicos do mundo como a sucessora natural das telas de LCD e plasma para televisões e computadores.

As telas Oled são tão assediadas na feira que têm até esquema de segurança especial. Normalmente estão cercadas por correntes, e possuem equipe de segurança especial ao seu redor, que vive pedindo aos curiosos que não tirem fotos —ainda bem que ao menos a imprensa pode.

A grande vantagem da tecnologia Oled é que a tela possui "luz própria", e prescinde da luz de fundo dos monitores LCD, o que resulta em monitores mais econômicos e bem magrinhos —o modelo XEL-1 da Sony, por exemplo, tem apenas 3 milímetros de espessura. Ele tem 11 polegadas e já está a venda nos Estados Unidos por US$ 2.500. A empresa mostrou outro monitor Oled em seu estande, este de 37 polegadas. Por enquanto, apenas um protótipo.

"A tecnologia não só muda o modo de produzir televisores, ela entrega uma qualidade de imagem que em breve deve se tornar um padrão de comparação para as TVs", diz Randy Waynick, vice-presidente da divisão de produtos domésticos da Sony.

Um dos argumentos que Waynick tem para colocar o Oled à frente do plasma e do LCD é exatamente a luz própria. Ao "desligar" os pixels, o monitor Oled consegue prevenir a emissão de luz em tons de cinza, o que resulta em mais contraste. Essas telas chegam à taxa de 1.000.000:1, bem maior que a da maioria das TVs atuais.

A Samsung também exibiu na CES 2008 dois modelos de telas Oled, um de 14 polegadas e outro de 31. Toshiba e Sharp também trouxeram protótipos à feira. Todos devidamente cercados por seguranças e protegidos dos olhares mais que curiosos.

A minha é maior

Enquanto a tecnologia Oled não baixa de preço, a corrida no mundo do LCD e do plasma é em busca da maior tela, ou então da mais fina. A Panasonic exibe em seu estande um verdadeiro exagero —um plasma com 150 polegadas e 4.096 x 2.160 pixels de resolução em 3,3 metros de largura. Cinema para quê?

A empresa também mostra na feira uma TV de plasma com 2,5 cm de espessura e 50 polegadas. Ainda mais estreita que os modelos de LCD e plasma apresentados pela Hitachi, que trouxe para Las Vegas modelos de 32, 37 e 42 polegadas com 3,8 cm de espessura. A LG ficou por último na corrida da espessura, com modelos de 4,3 cm.

Correndo por fora, a Pioneer mostrou protótipos de uma TV de plasma de 50 polegadas que, segundo a empresa, atinge um "preto absoluto", o que, segundo a empresa, melhora o nível de contraste das imagens. Outra novidade da companhia foi uma tela também de 50 polegadas, com apenas nove milímetros de espessura. Mas nenhum dos conceitos devem chegar ao mercado em 2008.
Mais CES 2008
Depois do Wii, controles de eletrônicos por gestos
Blu-ray comemora timidamente vitória na guerra da alta definição
Notebook de 100 dólares vai rodar Linux e Windows, diz Negroponte
Celular não é mais só para conversa
3M demonstra projetor tão pequeno que funciona em um celular
"Guerra das TVs" rouba cena no primeiro dia
Bill Gates saúda "nova Década Digital" e cita iPhone
LG anuncia sistema de TV digital móvel para os Estados Unidos
Sharp promete lançar TV LCD de 108 polegadas este ano nos EUA
Warner deixa de dar suporte ao HD DVD e Toshiba defende formato
E-paper mais fino que papel e laptop de 1 TBFotos
AMD detalha próxima geração da plataforma Puma
Produtos que serão destaque na CES 2008
Philips aposta no design para agradar às mulheres

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host