UOL Notícias Tecnologia

08/01/2008 - 08h00

Bluetooth vira febre para compartilhar música digital entre aparelhos na CES

FRANCISCO MADUREIRA

Editor do UOL Tecnologia, em Las Vegas (EUA)
O Bluetooth veio para ficar na CES 2008 (Consumer Electronics Show). A tecnologia de comunicação sem fio, que já vinha se popularizando na troca de arquivos entre celulares e também em acessórios wireless, tomou conta dos corredores da maior feira de eletrônicos do mundo, e agora levará músicas para muito além do telefone —como para o som de casa, do carro ou até mesmo para caixas de som portáteis e dançantes.

Saiba como usar o Bluetooth
Você sabe qual é a diferença entre Bluetooth e Infravermelho?

Entre as grandes fabricantes de eletrônicos, Philips e Sony foram as que abraçaram a tecnologia mais abertamente em seus microsystems. O modelo CMT BX20iBlack da Sony, por exemplo, permite parear via Bluetooth fones de ouvido sem fio, players digitais, PCs e o próprio celular. O BTM630/37, da Philips, traz músicas do PC e do celular para onde quer que esteja o som, também com a tecnologia sem fio.

Ambos permitem ainda converter músicas de CDs para MP3 sem precisar do computador. O modelo da Sony chega ao mercado norte-americano em fevereiro por US$ 130. O da Philips já está a venda por US$ 200. Nem é muito para ganhar liberdade de movimento e ouvir as músicas que chegam da Internet normalmente pelo PC ou pelo celular em qualquer lugar da casa.

Dançarino MP3

A Sony mostrou ainda o Rolly, pequeno toca-MP3 com caixas de som embutidas e 2 GB de espaço que "dança" no ritmo da música que está tocando. Via Bluetooth, o aparelhinho também consegue reproduzir as músicas que estão guardadas no celular. Chega aos EUA até o meio de 2008.

Além das duas fabricantes, a Samsung exibe na CES um home theater totalmente integrado via Bluetooth, o que adiciona a vantagem de eliminar os cabos na ligação de toda a parafernália e transforma a sala de estar realmente em um centro de mídia.

Sem as mãos

Outro ambiente que tende a ser dominado pelas ondas do Bluetooth é o carro. Fabricantes como a Parrot trouxeram à feira de Las Vegas acessórios que conectam o celular ao som automotivo sem a necessidade de fios —eles permitem tanto ouvir as músicas gravadas no aparelho quanto atender ou fazer ligações. E tudo isso sem tirar o celular da bolsa (veja mais nos álbuns de áudio digital e novidades de telefonia).

A CES 2008 acontece esta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos. Com 2.700 expositores, a feira espera um público de 140 mil pessoas para ver novidades em tecnologias de áudio, vídeo, fotografia digital e telefonia, entre outras.

Em 41 anos de história, a feira já assistiu ao lançamento de tecnologias importantes, como o videocassete, em 1970, os CD players, em 1981, e a TV de alta definição, há dez anos.
Mais CES 2008
Celular não é mais só para conversa
3M demonstra projetor tão pequeno que funciona em um celular
"Guerra das TVs" rouba cena no primeiro dia
Bill Gates saúda "nova Década Digital" e cita iPhone
LG anuncia sistema de TV digital móvel para os Estados Unidos
Sharp promete lançar TV LCD de 108 polegadas este ano nos EUA
Warner deixa de dar suporte ao HD DVD e Toshiba defende formato
E-paper mais fino que papel e laptop de 1 TBFotos
AMD detalha próxima geração da plataforma Puma
Produtos que serão destaque na CES 2008
Philips aposta no design para agradar às mulheres

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host