UOL Notícias Tecnologia

12/03/2009 - 06h57

Guia rápido para entender o Twitter

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
Bombando ou não, o Twitter é ainda uma coisa nova no mundo da web. Vale então fazer um guia prático para entender tudo isso. Usamos um pouco mais de 140 caracteres, mas mesmo assim é rapidinho.

Twitter
Ferramenta de microblog para criar posts de até 140 caracteres. Você escreve o que está fazendo, indica um link do que viu na web, desabafa, conta piada... tudo o que o curto espaço permitir. O endereço é twitter.com.

Tweet
É um post do Twitter.

Twitteiro
Aquele que posta no Twitter.

Seguidores (Followers)
São aqueles que leem os seus tweets. Você pode optar por deixar seus posts em aberto, ou seja, qualquer um pode ler e seguir você, ou exigir que você autorize a pessoa a ser seu seguidor.

Reply
São respostas a outros tweets. Por exemplo, alguém faz uma pergunta e você quer responder a ela. Colocando um @ na frente do login da pessoa, ela vai saber que a resposta é para ela. Se quiser enviar replies para o UOL Tecnologia, mande uma mensagem com @uol_tecnologia na frente. Se alguém fizer isso com o seu login, é um reply para você.

Mensagem direta (Direct message)
São mensagens privativas, que somente o destinatário vai ler — ou seja, não aparece na sua página. Funciona colocando uma letra "D" antes do login da pessoa. Para mandar uma mensagem direta para o UOL Tecnologia, por exemplo, digite D uol_tecnologia antes da sua mensagem.

Hashtag
Para facilitar a busca de mensagens ou buscar interesses específicos no Twitter, foram criadas as hashtags. Toda palavra com um sustenido (#) na frente, sinaliza uma hashtag. Por exemplo, para falar de tecnologia, coloque a hashtag #tecnologia. Assim, quem entrar no site Hashtags e procurar por tecnologia, pode encontrar seu tweet.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host