UOL Notícias Tecnologia

23/04/2009 - 07h01

Net Virtua 5G: serviço ainda em testes não chega na velocidade prometida

RENATO RODRIGUES | Para o UOL Tecnologia
O UOL Tecnologia testou os serviços Virtua 5G (nome comercial do produto), da operadora Net, em dois locais: no bairro de Perdizes, Zona Oeste de São Paulo, e na Vila Mariana, zona Sul. Foram executados testes de medição de velocidade, navegação (principalmente em sites de streaming, que precisam de muita banda) e download.

Os números são bons, mas não espetaculares. No Virtua 20, a incrível taxa de download de 2 MB/s (megabytes por segundo) só foi atingida ao baixar arquivos de um site de testes da própria Net. Fora deste ambiente controlado, a velocidade de download varia entre 300 a 900 Kbps, o que, em tese, representa uma conexão de 3 Mbps a 9 Mbps. O arquivo de instalação do Linux Ubuntu, com 698 MB, foi baixado em cerca de 15 minutos. As medições de velocidade variaram a cada teste. O maior número foi de 18 Mbps, obtido apenas uma vez, mas os sites chegaram a indicar até 800 Kbps —prova de que não dá para se basear neles. Já a taxa de upload, importante em jogos online e para subir fotos, por exemplo, é constante: 637 Kbps. Em sites de streaming, como no YouTube e Vimeo HD, houve alguns raros engasgos —nada tão irritante.

PARA ENTENDER MELHOR

1 byte = 8 bits
1 KB/s = 8 Kbps
1 MB/s = 8 Mbps
1 GB/s = 8 Gbps
1 Mbps = 1024 Kbps
1 Gbps = 1024 Mbps
A velocidade de transferência é geralmente medida em KB/s
A velocidade de conexão é geralmente medida em Kbps
Compare a velocidade de diferentes tipos de conexão

O serviço de 60 Mbps apresenta números melhores, mas nem tanto. O download da versão Beta do Windows 7, com 3,15 GB, levou apenas meia hora. As taxas de download variaram, mas foi possível obter velocidades acima de 1,5 MB/s. É claro que isso corresponde a uma conexão de 12 Mbps, mas é um número espantoso para os padrões brasileiros, de qualquer forma.

Em ambos os serviços, o que mais impressiona não são os números absolutos de velocidade ou download, mas sim a simultaneidade. É como, em vez de uma pista única, o usuário passasse a ter uma rodovia de quatro faixas. Testamos isso na prática, fazendo dois downloads do Ubuntu (versão do sistema operacional Linux) e assistindo a dois vídeos em alta definição (HD) ao mesmo tempo, em um destkop e em notebook conectado via Wi-Fi. O resultado foi supreendente: ambos os micros conseguiram taxas de download em torno de 500 Kbps e sustentaram a exibição dos vídeos em tela cheia sem problemas. Isso é ideal para casas em que várias pessoas acessam a web a mesmo tempo —enquanto um utiliza o torrent, outro pode jogar online enquanto um terceiro assiste a vídeos no YouTube.

Em tese, a rede da Net, um misto de fibra óptica com cabo coaxial de cobre (aquele que chega a sua casa tanto para TV como internet a cabo) está preparada para velocidades de até 300 Mbps. "É só trocar o protocolo do sistema e alguns equipamentos nas centrais", diz Guedes.

O foco da Net é vender tudo em um pacote, englobando TV com gravador digital e canais com conteúdo em HD, telefone e a conexão à internet. Por isso, a operadora também está testando um portal de vídeo em alta definição, o Net na Web —por enquanto, os 25 programas do portal são acessíveis apenas a clientes do pacote Max HD.

Os preços são salgados já nos pacotes atuais. O pacote completo, com banda larga de 12 Mbps, custa R$ 349,90, sendo que a internet corresponde a R$ 219,90, preço promocional dentro de um pacote que envolva TV e plano NET Fone.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    INTERNET FIBRA ÓTICA