UOL Notícias Tecnologia

23/04/2009 - 07h01

Telefônica Speedy Xtreme: disponível apenas em alguns bairros de SP, cumpre o que promete

RENATO RODRIGUES | Para o UOL Tecnologia
O serviço da Telefonica foi testado na residência do arquiteto Raimundo Oliveira. Há mais de um ano, ele é uma espécie de piloto de testes do sistema. Além do acesso de 30 Mbps, ele também possui o sistema de televisão por IP, fornecido pela TVA.

O serviço de TV por IP, embora demorado para inicializar, funciona normalmente —a imagem tem a mesma qualidade da TV a cabo convencional. O destaque é a Locadora Virtual, com mais de 600 títulos, entre filmes, shows, séries, programas infantis e documentários. Os filmes custam a partir de R$ 3,90.

Durante os testes, as taxas de download do Speedy foram compatíveis com a velocidade oferecida. O streaming de vídeos em HD ocorreu sem problemas, assim como a navegação em pesados sites em flash. No entanto, o desempenho depende muito do horário. "Às 10h da manhã, no horário do almoço e entre 16h e 18h, fica como se fosse de 2 Mbps", diz. O maior elogio é para a estabilidade. "Em mais de um ano, fiquei apenas um dia sem o serviço".

PARA ENTENDER MELHOR

1 byte = 8 bits
1 KB/s = 8 Kbps
1 MB/s = 8 Mbps
1 GB/s = 8 Gbps
1 Mbps = 1024 Kbps
1 Gbps = 1024 Mbps
A velocidade de transferência é geralmente medida em KB/s
A velocidade de conexão é geralmente medida em Kbps
Compare a velocidade de diferentes tipos de conexão

A estabilidade e o bom desempenho podem ser atribuídos à estrutura da rede. Inteiramente nova, ela está sendo construída toda em fibra óptica. É um processo caro e demorado, mas deixa a operadora pronta para maiores saltos no futuro. "É uma rede para aguentar até 2,5 Gbps", garante Ari Falarini, diretor de planejamento de rede da empresa. "Hoje, os mais exigente canais em HD só precisam de 17 Mbps", diz. A aposta também é na simultaneidade de atividades —downloads ao mesmo tempo, por exemplo.

Além disso, a fibra óptica é mais resistente à oxidação e imune a interferências eletromagnéticas, completa o diretor. "Não creio que a concorrência entregue mais de 150 Mbps na casa de cada um".

Assim como a Net, a Telefonica não tem lá muita pressa na massificação da infraestrutura, atualmente limitada a regiões com bom poder aquisitivo. O acesso a 30 Mbps é para um público pequeno, que demanda download pesado e contínuo e está disposto a pagar um bom dinheiro por isso. "De 10% a 15% dos usuários consomem até 70% da banda".

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    INTERNET FIBRA ÓTICA