UOL Notícias Tecnologia

28/04/2009 - 07h05

Leopard no PC, Vista no Mac

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Pode parecer estranho, mas na guerra entre ambientes PCs versus Mac, há usuários que optam pelos dois. É possível, a partir de um PC, criar um boot para que o computador seja iniciado com o Leopard. A partir de uma máquina Apple é possível também usar o Vista, possibilidade nativa a máquinas da maçã dotadas de chips Intel e BootCamp.

Incluir o Leopard no PC é o tipo de artifício que não é indicado para usuários leigos tentarem. Ou mesmo qualquer usuário, já que trata-se de uma espécie de pirataria. A reportagem do UOL Tecnologia entrou em contato com usuários que resolveram "socar" o Mac OS X em seu computador.

Mac OS X no PC, por Leo, engenheiro

"Encontrei na internet um tutorial sobre o assunto. Descobri que seria necessário instalar a imagem de DVD com patch, um arquivo zip contendo o patch e um pen drive formatado em FAT32. Consegui os softs via Google, gravei em DVD-R e mandei bala.

O maior foi a demora do boot em DVD. Achei que não ia funcionar, mas rolou. Depois de instalar o Leopard, pelo setup, entrei no drive USB e dei alguns comandos para que o patcher rodasse. Foi só reiniciar, torcer e pronto. Quando o computador foi inicializado, entrou o Leopard.

Na hora, comemorei. Mas depois deixei para lá. Só instalei para saber se eu conseguiria. E consegui."

Vista no iMac

Se enfiar o Leopard no PC é tarefa árdua, incluir o Vista em Macs que rodam processadores Intel é coisa simples. É necessário, antes de mais nada, uma cópia do Windows Vista e do BootCamp, software que permite incluir outros sistemas operacionais no Mac.

Com o BootCamp, basta escolher o tamanho da partição que será alocado para o Vista e pronto. Depois da adoção de chips Intel, particionar o sistema para usar outros OSs tornou-se nativo dos computadores Apple.

Há ainda a possibilidade de, ao mesmo tempo que o usuário rodar o Leopard, o usuário acionar o Vista. Para tanto, entretanto, é necessário adquirir programas de virtualização de sistemas operacionais. Os mais populares são o Paralells e VMWare.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    PC VS. MAC