UOL Notícias Tecnologia

16/06/2009 - 11h00

Você sabe calcular os riscos de suas buscas na web?

VINÍCIUS CHEROBINO | Para o UOL Tecnologia
A Electronic Frontier Foundation é um grupo dedicado a defesa dos direitos digitais dos usuários de internet. Criado em 1990 em San Francisco, Califórnia, a EFF é reconhecida mundialmente pela proteção a privacidade.

Rebecca Jeschke, diretora de relações com a mídia da organização, falou ao UOL Tecnologia sobre a questão da privacidade na internet. Segundo ela, os usuários de internet precisam saber o que estão abrindo mão ao utilizar um serviço gratuito.

Empresas como o Google, Yahoo e Microsoft sabem demais sobre os usuários de internet? Quais os dados que eles possuem sobre os usuários? Isso pode causar prejuízos?
Os buscadores sabem um bom bocado sobre os seus usuários. Se estas empresas revelarem esses dados de alguma maneira, acidentalmente ou por demanda de processo legal, os usuários podem ser muito prejudicados. Nos Estados Unidos, o governo ou qualquer indivíduo pode citar o buscador que você usa em um processo e ter acesso ao seu histórico de buscas.

A EFF defende que as companhias de internet precisam ser mais transparentes. Elas têm interesse nisso?
As empresas devem ter mais interesse em transparência porque isso deixa seus usuários mais felizes. A batalha do Facebook com seus usuários na definição de novos termos de serviço é um exemplo de como a falta de transparência enfurece as pessoas [Em fevereiro de 2009, a rede social alterou seus termos de uso para permitir que o conteúdo de usuários do Facebook fosse usado indefinidamente, mesmo que o participante tenha deixado o portal. Após reação dos usuários, a rede social voltou atrás]. As empresas devem criar diversas maneiras para que os seus clientes estejam informados de mudanças importantes em suas políticas.

Existem maneiras de controlar a quantidade e os tipos de informações que estas empresas podem armazenar? Cada país deve cuidar disso individualmente ou é necessária uma estratégia global?
Soluções globais são difíceis de alcançar. Nos Estados unidos, a EFF e outros grupos estão pressionando para garantir leis que coloquem limites na quantidade de informação que os buscadores podem armazenar e por quanto tempo.

O que os usuários podem fazer por si mesmos para garantir a própria privacidade?
Não existem garantias de manter a privacidade. Mas há medidas para aumentar a sua segurança. Confira uma lista de dicas

As empresas de internet podem oferecer serviços gratuitos para os usuários de internet, armazenar dados importantes para a publicidade e, ainda assim, proteger a privacidade?
As empresas de internet precisam deixar claro que estão oferecendo uma troca para os seus clientes. E estes clientes devem saber o quanto abrem mão da sua privacidade ao utilizar um serviço gratuito e, além disso, estarem confortáveis com a barganha.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Electronic Frontier Foundation é um grupo dedicado a defesa dos direitos digitais dos usuários de interne%>