UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

11/03/2009 - 09h30

A guerra dos players: o melhor programa para ouvir MP3 no PC

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Poucos programas são tão versáteis como os players de música. Eles permitem ouvir áudio, ver vídeos, acessar a web, ler informações sobre artistas. De quebra, esses softwares ainda oferecem facilidades como integração com equipamentos de som —maciçamente, com os iPods—e garantem compras ou download gratuito de músicas. Aos poucos, eles se tornam a central de entretenimento do PC —que vem se tornando, também lenta e progressivamente, a central de diversão da casa, em detrimento de televisores e aparelhos de som.

Com essa crescente popularidade, programas como os veteranos Windows Media Player e Winamp começam a ceder espaço para outros softwares. Entre os candidatos ao posto de player número 1 estão o incensado iTunes, da Apple, e o novato Songbird, criado por uma equipe de desenvolvedores do Winamp e chamado de "o Firefox dos players de música", por empregar códigos semelhantes aos presentes no navegador da Mozilla.

Para descobrir qual o melhor dentre estes robustos players, o UOL Tecnologia avaliou um a um em separado e também cruzando informações. Entre os itens avaliados, foram levados em conta , consumo de hardware e agilidade nas respostas, interface e design. Você confere também programinhas para tarefas específicas de música e, para começar, pode ver abaixo um comparativo entre os softwares analisados.

iTunes 8.0.2.20Songbird 1.1.1WinampWindows Media Player 11
Nota4545
DesenvolvedorApple Inc.Pioneers of the Inevitable LLCNullsoftMicrosoft Corporation
Tamanho65,57 MB13 MB9,4 MB24,4 MB
IdiomaPortuguêsPortuguêsPortuguêsPortuguês
LicençaFreewareFreewareFreewareFreeware
Requisitos mínimosWindows XP/VistaWindows XP/VistaWindows 2000/2003/XP/VistaWindows XP/Vista
Pontos positivosIntegração perfeita com o iPod e iPhone, permite acesso à iTunes Store, que vende centenas de músicas; interface fácil de navegar; altera a velocidade de reprodução sem distorcer o somExcelente integração com a web; leve para baixar e com interface intuitiva; alta gama de plugins e de personalizaçãoRápido e leve, oferece opções de personalização como centenas de skins e diversos plugins; fácil de usar, a interface clássica é bastante funcional; requer pouco hardware e, durante a instalação, pode ser formatado para ter o mínimo de recursos possíveis, tornando-o ainda mais ágil; boa integração com a webEmbutido em máquinas dotadas do Vista e do XP, o que dispensa a necessidade de download; faz corretamente o que se propõe, sem bugs; é compatível com mídias diversas e com dispositivos de áudio concorrentes do iPod, como os fabricados pela Samsung
Pontos negativosMais pesado entre os avaliados; embute o player de vídeo QuickTime no download; lento e pode bagunçar as músicas do PC caso o usuário dê comando automático de organização das faixas; requer máquinas espertas, com processadores com mais de 2 GHz Ainda oferece conflitos com o Windows XP e pode fechar sem explicações; seu trunfo é também sua desgraça: por ser altamente dependente da web, em máquinas sem conexão perde completamente o atrativoSeu reprodutor de vídeos não está entre os melhores; por ser bastante personalizável, as funções avançadas podem ser um mistério para usuários leigos ou até mesmo intermediários; a interface clássica, embora fácil de usar, é feia que dóiMais pesado do que Winamp e Songbird; não oferece a ampla gama de plugins e skins dos concorrentes, já que pertence à Microsoft

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host