Visão do console de gerenciamento de aplicativos da Continental, o AutoLinQ
Baixar aplicativos para seu smartphone já é algo corriqueiro. Mas não seria bacana se você também pudesse fazer o download de programas toda vez que quissesse acrescentar uma nova funcionalidade ao seu carro?
Essa é a proposta para os automóveis do futuro, de acordo com a Cebit, maior feira de tecnologia do mundo, encerrada neste sábado (6), na Alemanha. A T-Systems desenvolveu em parceria com a Continental um modelo que permite ao usuário acessar aplicativos do carro a partir de um console central, chamado AutoLinQ.
Nesse mesmo dispositivo, há aplicativos que respondem a comandos de voz – um deles, por exemplo, lê e-mails enquanto o motorista dirige. Assim, não é necessário tirar a mão do volante para ter acesso aos programas.
A solução é baseada em Android, o mesmo sistema criado pelo Google para ser usado em smartphones. O objetivo é que desenvolvedores de softwares possam fazer novos aplicativos usando uma tecnologia já bem conhecida na área dos celulares. Ainda não há previsão, no entanto, para a novidade ser implementada comercialmente nos carros.
A novidade atraiu muitos curiosos ao estande da T-Systems, que quiseram testar de perto o console. Mas a espera para entrar no carro era longa e fez muitos visitantes desistirem da ideia.
Entre as aplicações mais interessantes, está uma que informa a distância viajada desde que o tanque foi abastecido pela última vez, quilometragem e intervalos para manutenção. É possível também integrar o sistema ao telefone celular, que passa então a funcionar como um controle remoto para o carro. Ele vai abrir e fechar portas e usar as imagens de câmeras de monitoramento de tráfego para planejar a melhor rota.
Carro conceito usado na Cebit para testar o sistema, que responde a comandos de voz