É hora de dar adeus: Apple mata queridinhos iPhone SE e iPhone X

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

O novo lançamento dos celulares da Apple decretou a morte de alguns aparelhos mais antigos da companhia. Entre eles, está o queridinho iPhone SE, um dos últimos celulares pequenos no mercado e que muitos consumidores procuravam por ser barato - e o surpreendente é que o iPhone X, lançado ano passado, também não está no novo line-up de produtos.

No site oficial atualizado da Apple, entre os celulares à venda estão apenas os modelos lançados nesta quarta (iPhone XS, iPhone XS Max e o iPhone XR), o iPhone 8 e o iPhone 7. Três modelos que estavam antes na página sumiram: o iPhone SE, o iPhone X e o iPhone 6S.

VEJA TAMBÉM

A baixa mais sentida deve ser a do iPhone SE, que só será vendido por parceiros enquanto tiver estoque. Até então o aparelho mais baratinho da companhia (a partir de US$ 349 nos Estados Unidos), o modelo era o smartphone de entrada para quem queria ter um aparelho da Apple - agora, a opção mais barata será os US$ 449 do iPhone 7.

  • 52440
  • true
  • http://tecnologia.uol.com.br/enquetes/2018/09/12/voce-pretende-comprar-algum-dos-novos-iphones.js

Um ponto crucial é que o iPhone SE era o menor aparelho da linha em termos de tamanho do dispositivo e tela. Não existirá mais essa opção para quem curte celulares pequenos - agora, o menor será o iPhone 7 com 4,7 polegadas, que tem praticamente o mesmo corpo do iPhone XS com sua tela infinita de 5,8 polegadas.

O iPhone SE foi lançado pela primeira vez em março de 2016 e ganhou uma atualização no ano passado. Esperava-se que a Apple apresentasse um novo iPhone SE 2 nesta quarta, mas isso não se confirmou.

iPhone X também já era

Ao menos em lojas oficiais da Apple e no próprio evento desta quarta, o iPhone X não é mais citado na linha de aparelhos da companhia. Isso é marcante pelo aparelho ter sido lançado no ano passado - normalmente, modelos da empresa demoram três anos até saírem de linha. A Apple diz que o iPhone X será vendido apenas em alguns canais de parceiros que tiverem estoque.

Reprodução
Site da Apple antes da atualização com os novos aparelhos ainda tinha o X e o SE

Reprodução
Novo site da Apple, após lançamentos, não conta mais com aparelhos populares

Por trás desse "desaparecimento" do iPhone X deve estar uma estratégia da Apple para não atrapalhar as vendas dos novos produtos. Os iPhones XR, XS e XS Max têm o mesmo desgin do X, só mudando o tamanho da tela e equipamentos internos.

Outro iPhone descontinuado é o iPhone 6S - esse, contudo, já era esperado pela companhia por ser um modelo lançado no já longínquo 2015. É bom dizer que mesmo fora das vendas, todos esses modelos seguirão recebendo atualizações do sistema operacional por um bom tempo. 

Um iPhonão desse, bicho

Arte/UOL

Manda mais que está pouco: com iPhone XS Max, a Apple se rendeu à telona! Relembre a evolução

Leia mais

Colaborou Bruna Souza Cruz, do UOL, em Cupertino (EUA)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos