UOL Notícias Tecnologia

12/03/2012 - 15h24 / Atualizada 12/03/2012 - 15h36

Megaupload briga para recuperar arquivos de usuários lesados com fechamento do serviço

Do UOL, em São Paulo
  • Kim Dotcom, fundador do Megaupload, deixa prisão após pagar fiança em 21 de fevereiro

    Kim Dotcom, fundador do Megaupload, deixa prisão após pagar fiança em 21 de fevereiro

Os advogados do Megaupload, serviço de compartilhamento de arquivos fechado pelo FBI, estão se empenhando para conseguir que os usuários do serviço consigam, pelo menos, fazer uma cópia dos arquivos armazenados nos servidores inativados pelo governo americano. As informações são do blog “Torrent Freak”, especialista na cobertura de serviços de compartilhamento de arquivos.

“A equipe de advogados do Megaupload está trabalhando duro para reunir os dados dos usuários. Estamos negociando com o Departamento de Justiça para permitir a recuperação dos dados dos usuários do Megaupload”, disse Kim Dotcom, fundador do site, ao blog.

O Megaupload foi fechado pelo FBI sob a acusação de promover pirataria em massa na internet e que, por isso, causou prejuízo milionário às gravadoras e estúdios de Hollywood. No entanto, havia muitos usuários – alguns inclusive pagavam – que utilizavam o serviço para guardar arquivos pessoais ou mesmo disponibilizar arquivos grandes

Nas últimas semanas, o Megaupload tentou de várias formas garantir o acesso temporário de usuários ao serviço. Durante o processo, foram inclusive descobertas várias contas de membros do governo americano. “Nós achamos um grande número de contas do Megaupload de oficiais do Governo, inclusive do Departamento de Justiça e do Senado”, relatou Kim Dotcom.

Outra instituição que tem lutado pelos direitos dos usuários do Megaupload  a acessarem seus arquivos é a EFF (Fundação Fronteira Eletrônica). A instituição americana, que defende a liberdade de expressão para meios digitais, está identificando usuários que “perderam” dados vitais com o fechamento do Megaupload.

“Nós estamos muito preocupados com as implicações de operação que fechou o Megaupload com o futuro da computação em nuvem e de serviços de compartilhamento de arquivos, e, de modo geral, com a inovação. É difícil imaginar que essa ação não terá um efeito negativo mais adiante”, disse Julie Samuels, da equipe de advogados da EFF.

A instituição recebe reclamações de usuários que armazenavam dados importantes no Megaupload pelo e-mail megauploadmissing@eff.org. Mais informações podem ser encontradas no site (em inglês) http://megaretrieval.com.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host