Aconteceu o esperado anúncio da liberação do teste do Windows 7 no keynote de Steve Ballmer, CEO da Microsoft,
na abertura da CES 2009 (Consumer Electronics Show). O novo sistema operacional, disponível para download a partir de sexta-feira (09), é descrito pela empresa como um sistema para interligar pessoas e equipamentos.
"A Microsoft pretende derrubar barreiras na vida das pessoas com o conceito "Life without walls", para isto temos o Windows 7, o Windows Live e o Windows Mobile", explicou Ballmer na apresentação.
Em seu primeiro ano no famoso keynote —o posto era ocupado por
Bill Gates antes de se aposentar— Ballmer dividiu o palco com outros executivos da empresa, como Charlotte Jones, diretora do grupo de produtos da Microsoft que mostrou as novidades.
CaracterísticasUm dos trunfos do Windows 7 é
maior velocidade e a habilidade de acessar mídias, facilitando a sincronização de dispositivos. Redes são criadas em poucos cliques com todos os equipamentos da casa. O software permite também usar interface sensível ao toque e combinar informações apenas colocando um aparelho sobre a tela.
Jones exibiu também novas funções do Windows Live Messenger —agora emoticons podem modificar a foto usuário: ao enviar a combinação de teclas " :)" aparece sua foto sorrindo, já ao enviar ":(" sua foto com cara de triste aparece.
Dá ainda para colocar vídeos, como mandando um beijo ao enviar o emoticon "(k)". O Windows Live Mail e o Photogallery também sofreram alterações e possuem versões gratuitas para download compatíveis com Windows XP, Vista e 7.
Na home do Windows Live online podemos ver novidades: integração com Facebook para atualização de fotos e informações, como já ocorre com o Flickr e Twitter, além de nova ferramenta de busca que é aberta ao lado da caixa de e-mail. É possível procurar uma informação e com um clique adicioná-la à mensagem (sem precisar copiar e colar o texto). Em parceria com a Dell, PCs para usuários finais já virão com o Windows Live Essentials e o Live Search, instalado a partir de fevereiro.
Já no mercado de celulares, a empresa destaca que o Windows Mobile pode ser encontrado em diversos aparelhos. Segundo a Microsoft, em 2008 foram vendidos mais de 20 milhões de celulares com o sistema. E ele permite, por exemplo, bater uma foto e enviar para o Windows Live ou escolher qual filme quer baixar no PC (com aplicativo para o Netflix).
Xbox e o "tudo em um"E para terminar, o Xbox 360 não poderia ficar de fora. Ballmer prevê a integração das três principais telas usadas atualmente: PC, TV e celular. E o Xbox já é responsável por boa parte do entretenimento social (como a Microsoft chama) feito na TV. Com ele é possível ouvir música do PC, acessar a Internet e baixar filmes do Netflix. Foram mais de 28 milhões de consoles vendidos e 17 milhões fazem parte da comunidade virtual do game.
Assim, a Microsoft pretende agradar ao facilitar a integração de dispositivos e de pessoas virtualmente. A integração de dispositivos, se não me engano, a Apple já faz há algum tempo. Resta saber se as pessoas continuarão a usar serviços da Microsoft para se comunicarem umas com as outras.